Finalistas vencidos da última temporada, os Boston Celtics não tiraram o pé do acelerador em 2023 e continuam a dominar na Conferência Este da NBA. Este sábado, a equipa de Joe Mazzulla venceu os Toronto Raptors (106-104), no Canadá, e assegurou a nona vitória consecutiva na temporada.
Um triunfo em que as coisas não estiveram fáceis para os Celtics. Sem a principal estrela (Jayson Tatum), a equipa do Massachussets viu o cenário da rotação ficar pior quando o base Marcus Smart se lesionou a acabar a primeira parte e o poste Robert Williams não voltou do intervalo devido um problema no joelho.
Jaylen Brown (27 pontos) e Grant Williams (25, um recorde de carreira) assumiram-se como as principais figuras da equipa. O extremo teve uma noite inspirada (falhou apenas dois dos seis triplos que tentou) e foi essencial no parcial de 9-0 com que os Celtics começaram o último período, garantindo a vitória.
“Vencer fora de casa na NBA é difícil, vencer fora de casa sem vários jogadores é muito complicado. Não tomamos nada como garantido nesta equipa, mas definitivamente que temos o que é preciso para vencer em qualquer pavilhão”, garantiu Brown.
Água na fervura em viagem perfeita
Sem as principais estrelas (Joel Embiid e James Harden estiveram a debelar problemas físicos), os Philadelphia 76ers venceram os Sacramento Kings (129-127) para somar a quinta vitória nos cinco jogos que fizeram nesta viagem à Conferência Oeste. Foi também o ponto final numa sequência de seis triunfos consecutivos da equipa da Califórnia.
A perder por 10 ao intervalo (64-74), os Sixers só conseguiram chegar ao empate (86-86) a meio do terceiro período, sendo que depois seguiram com um parcial de 16-5 para entrar nos últimos 12 minutos do jogo na frente do marcador, de onde não mais iam sair.
E para isso foi essencial Tyrese Maxey. O base marcou 32 pontos (15 no terceiro período), a que juntou sete assistências e seis ressaltos. Domantas Sabonis (16 pontos e 10 ressaltos) somou o 22.º duplo-duplo consecutivo, mas não evitou o desaire dos Kings.
“É preciso dar-lhes crédito. Entraram aqui e roubaram-nos o jogo das nossas mãos”, desabafou Mike Brown.
Resultados da NBA:
Toronto Raptors – Boston Celtics, 104-106
Washington Wizards – Orlando Magic, 138-118
Atlanta Hawks – Charlotte Hornets, 118-122
Cleveland Cavaliers – Milwaukee Bucks, 114-102
Minnesota Timberwolves – Houston Rockets, 113-104