Lukas Podolski: De extremo poderoso a rei dos kebabs em Colónia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lukas Podolski: De extremo poderoso a rei dos kebabs em Colónia

Lukas Podolski é um homem que gosta muito de kebabs.
Lukas Podolski é um homem que gosta muito de kebabs.XAMAX/DPA/dpa Picture-Alliance via AFP
Por vezes, os futebolistas têm dificuldade em saber o que fazer quando terminam as suas carreiras. O antigo avançado da seleção alemã Lukas Podolski ainda não terminou a carreira, mas já tem um projeto impressionante em curso para lá dos relvados

O avançado alemão Lukas Podolski teve a sua grande oportunidade quando se estreou na Bundesliga pelo Colónia.

No Campeonato do Mundo de 2006, disputado na Alemanha, Podolski, de 21 anos, surgiu no palco mundial com uma boa velocidade e uma capacidade de remate excecional. O então jovem talento marcou três golos no Campeonato do Mundo e foi eleito o melhor jogador jovem do torneio.

Desde então, jogou em grandes clubes como o Bayern de Munique, o Arsenal, o Inter e o Galatasaray. Atualmente, Podolski tem 38 anos e continua em atividade no clube polaco Gornik Zabrze, com o qual tem um contrato até ao verão de 2025.

Esta época, o experiente alemão marcou três golos em 21 jogos pelo seu clube.

Os números de Podolski
Os números de PodolskiFlashscore

Apesar de ainda estar ativo como jogador, já começou a trabalhar fora de campo. Não se sabe se se inspirou no seu tempo no Galatasaray, pois em 2018 abriu o seu próprio restaurante de kebab na sua cidade natal, Colónia. Na altura, Lukas Podolski disse:

"Come-se doner kebab quando se é jovem, quando ainda se está a jogar e quando se acaba de jogar, é perfeito". explicou Podolski, ao site da Bundesliga.

No entanto, a ideia de Podolski não foi apenas uma ideia de negócio para gerar lucro, mas, como ele próprio descreveu em 2018, a decisão foi tomada "50% com o coração e 50% com o estômago". Ainda assim, o Mangal Döner de Lukas Podolski tornou-se extremamente popular e ele e o seu sócio abriram agora 40 lojas em toda a Alemanha.

Muitos trabalhadores independentes podem sonhar em poder reformar-se enquanto o trabalho é delegado e o dinheiro entra na sua conta bancária. No entanto, não é esse o caso de Lukas Podolski. Numa entrevista aos meios de comunicação social italianos La Gazzetta dello Sport, diz que é muito diligente e que ajuda na cozinha e, sobretudo, nas tarefas administrativas.

"Vivo na Polónia, mas quando volto à Alemanha, vou sempre aos meus restaurantes. Pus a minha cara neste projeto, o que significa que estou totalmente envolvido. Se não fosse assim, não funcionaria tão bem. Se quisermos ser bem sucedidos em qualquer área da vida, temos de nos colocar na linha da frente. Por vezes, posso ajudar na cozinha, embora esteja normalmente ocupada com e-mails e telefonemas. Gerir o negócio consome muito tempo", atirou.

Trabalhar tão arduamente na cadeia de restaurantes valeu certamente a pena para o antigo jogador do Arsenal.

Numa entrevista ao La Gazzetta dello Sport, Podolski diz que ganhou mais com a sua aventura no kebab do que como jogador do Arsenal e do Inter. Não se sabe quando é que Lukas Podolski vai pendurar as chuteiras, mas não há dúvida de que, quando o fizer, há um império de kebab que vai ocupar toda a sua atenção.