Podolski antes do jogo contra o Ruch: "Nasci para jogar em jogos como este"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Podolski antes do jogo contra o Ruch: "Nasci para jogar em jogos como este"

Podolski, avançado do Górnik Zabrze
Podolski, avançado do Górnik ZabrzePAP
O Ruch Chorzów vai defrontar o Górnik Zabrze no Estádio da Silésia, este sábado, num dérbi da 25.ª jornada do campeonato polaco. "Nasci para jogar jogos como este, para lutar e levar os três pontos para Zabrze", disse o avançado do Górnik, Lukas Podolski.

O campeão do mundo de 2014 vai jogar no "Caldeirão das Bruxas" pela primeira vez na carreira.

"Até agora, tenho estado aqui como adepto. Lembro-me do último jogo contra o Ruch na nossa casa. Correu bem, marquei um golo, ganhámos por 1-0. É difícil comparar os dérbis que joguei na Alemanha, Inglaterra e Turquia, onde estes jogos são muito disputados. Sei o que estes jogos significam para os adeptos, porque eu próprio costumava estar atrás da baliza, nas bancadas. Todos sabem do que se trata: conquistar três pontos e ter um dia de diversão no dia seguinte ", acrescentou o 130 vezes internacional pela Alemanha.

Podolski admitiu que deseja um clássico como este, com o Ruch, todos os anos, o que significa manter o Górnik na primeira divisão.

"O Górnik e o Ruch são alguns dos maiores clubes da história do futebol polaco (14 títulos de campeão cada um) e estes encontros são necessários. É uma boa promoção do futebol polaco. Fico sempre feliz quando jogo num estádio pela primeira vez. As emoções e a luta têm de estar presentes, mas também é preciso ter cabeça fria", salientou o antigo jogador do Bayern Munique, Arsenal e Galatasaray, entre outros.

O treinador do Zabrze, Jan Urban, admitiu que, para os adeptos das duas equipas da Silésia, este confronto é o jogo da jornada.

"É algo de especial para eles. Eles dariam tudo para ganhar. Quando se trata dos futebolistas, por vezes é diferente. Antigamente havia muitos silesianos em ambas as equipas, hoje as equipas são multiculturais, mas todos estão conscientes da importância deste encontro - diferente, especial. O número de adeptos (40.000) não será um problema para os futebolistas. O maior desafio será lidar com a pressão que certamente virá. Estamos muito longe da zona de rebaixamento, não há dúvida de que cada vitória nos motiva", afirmou.

Na ronda anterior, o Chorzowians perdeu por 1-3, fora de casa, contra o Stal Mielec, jogando com uma formação experimental devido a problemas de saúde na equipa.

De acordo com Urban, qualquer equipa pode encontrar-se numa situação destas.

"Se o treinador não tem jogadores por causa de um vírus, ou se há jogadores que não estão na sua força máxima, então esse jogo tem simplesmente de ser adiado. Temos a experiência do tempo da pandemia, quando tivemos de nos adaptar a diferentes situações", explicou.

O treinador dos azuis, Janusz Niedźwiedź, observou que tem todos os jogadores à sua disposição antes do clássico.

"Já estamos a esquecer o fim de semana passado. É passado, a equipa começou a preparar-se a partir de terça-feira e estamos apenas concentrados no que nos espera no sábado. Jogos como este têm de ser desfrutados. As emoções são importantes no futebol, mas temos de ser capazes de as controlar. A estratégia é muito importante. Os jogadores têm de estar concentrados, acrescentar qualidade, paixão, jogar com inteligência e maturidade. Haverá 40.000 adeptos nas bancadas, será uma festa ", afirmou.

O Chorzów está a lutar para se manter no principal escalão, ocupando o penúltimo lugar da tabela com 18 pontos. O Zabrze está na sétima posição, e tem o dobro dos pontos.

"Não estamos preocupados com a tabela. Desde que estou no clube (dezembro de 2023), só nos concentramos no trabalho, em descobrir os pontos fracos e fortes dos nossos rivais. Isto leva-nos a bons jogos e a vitórias", afirmou o treinador do Ruch.

O capitão dos anfitriões, Tomasz Foszmańczyk, indicou que, para ele, este é um confronto por muito mais do que apenas três pontos.

"Temos de sensibilizar os rapazes estrangeiros que se juntaram a nós recentemente. Explicar o clima aqui, específico, difícil de comparar com qualquer coisa ", sublinhou.

Resultados dos últimos jogos entre Górnik e Ruch
Resultados dos últimos jogos entre Górnik e RuchFlashscore

Em 2008 e 2009, o clube disputou o Grande Dérbi da Silésia contra o Górnik Zabrze duas vezes no Estádio da Silésia, perante 40 mil espectadores. Para o primeiro encontro, foram acreditados 429 jornalistas, também da Alemanha, Inglaterra e Irlanda. A campanha de promoção durou um mês. O Ruch venceu por 3-2, após um jogo muito disputado. Um ano mais tarde, os azuis perderam com o Górnik por 0-1. A equipa do Chorzów contava então com o defesa Maciej Sadlok, que também joga atualmente no Ruch.

Os jogadores do Chorzów têm enfrentado os seus rivais no Estádio Śląski, desde outubro de 2023. Dos sete jogos aí disputados, os Niebiescy empataram cinco vezes, perderam com o Legia Warsaw por 0-1 e venceram recentemente o Piast Gliwice por 3-0.

O Grande Dérbi da Silésia será disputado pela 123.ª vez, e pela 12.ª no Estádio da Silésia. O primeiro jogo entre os eternos rivais teve lugar em 1956 (2-1) e o último em 2009 (0-1). O balanço dos encontros neste recinto é de cinco vitórias para cada uma das equipas e um empate.

O resumo de todos os jogos oficiais até à data (não apenas os jogos do campeonato) é de 34 vitórias para o Ruch, 40 empates e 48 vitórias para o Górnik.