Luto na Argentina: Morreu César Luis Menotti, treinador campeão do mundo em 1978

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Luto na Argentina: Morreu César Luis Menotti, treinador campeão do mundo em 1978

César Luis Menotti e Diego Maradona no banco do Barcelona
César Luis Menotti e Diego Maradona no banco do BarcelonaProfimedia
O argentino César Luis Menotti, treinador da seleção argentina campeã do mundo em 1978 e antigo técnico do Barcelona e do Atlético de Madrid, morreu no domingo aos 85 anos, após uma longa doença que o afastou da vida pública nos últimos meses.

A morte foi anunciada oficialmente pela AFA, a Federação Argentina de Futebol, onde El Flaco foi diretor da seleção nacional até recentemente.

Menotti teve uma carreira ilustre no futebol, que ficou marcada pela conquista da Albiceleste em 1978. Nessa altura, foi responsável não só pelo treino da equipa, mas também pela formação de toda a sua estrutura, assegurando que os futebolistas nacionais não fossem vendidos ao estrangeiro antes do Mundial e estabelecendo o jogo nacional como uma prioridade máxima.

Durante os seus anos no banco de suplentes, Menotti conquistou vários títulos, incluindo o Campeonato Metropolitano de 1973 com o Huracán, a Taça do Rei de 1983 com o Barcelona e o Mundial de Sub-20 de 1979 com a Argentina.

Conhecido pelo seu grande gosto por jogar um futebol de toque, vistoso, para entreter o espectador, criou mesmo a sua própria filosofia, o menottismo, por oposição ao bilardismo do seu inimigo próximo Carlos Salvador Bilardo, que também levou a Argentina a ganhar um Mundial, no México, em 1986.

Recorde a entrevista Flashscore a Menotti