Com a grande maioria dos olhos postos no Catar, para o Mundial-2022, em Portugal vai-se desenrolando a fase de grupos da Taça da Liga. Um dia depois do FC Porto ter sido surpreendido pelo Mafra (2-2), na segunda jornada do Grupo A, é a vez do Benfica entrar em ação, também diante de um adversário da Liga 2.
As águias vão receber o Penafiel (20:45 horas), na segunda ronda do Grupo C, e vão reencontrar um adversário que não defrontam desde 2015 (4-0 na 32.ª jornada da Liga). De resto, o conjunto duriense tem trazido boas memórias à equipa lisboeta – em 30 jogos, os encarnados somaram 21 vitórias, seis empates e apenas três derrotas –, que nunca perdeu com este adversário no Estádio da Luz.

Está, por isso, um cenário positivo montado para Roger Schmidt se isolar no segundo lugar dos treinadores com maior registo de invencibilidade no comando do Benfica. Atualmente, o alemão soma 26 jogos consecutivos sem perder (24 vitórias e dois empates), e está igualado com Jimmy Hagan (1971/72) e John Mortimore (1977/78) e esta noite pode somar a 27.ª partida sem perder, ficando a quatro de igualar o recorde do húngaro Béla Guttman: 31 (26 triunfos e cinco empates) em 1959/1960.
Uma vitória significaria, também, um passo de gigante rumo aos quartos de final da prova. As águias, recorde-se, lideram o Grupo C a par com o Moreirense, ambos com três pontos. As duas equipas defrontam-se na última jornada (17 de dezembro), sendo que podem chegar a essa partida a precisar apenas de um empate para selar o primeiro posto e a passagem à fase seguinte.
Nota para o regresso de Paulo Bernardo às opções de Roger Schmidt, médio que esteve recentemente na seleção de sub-21. Alexander Bah, António Silva, Enzo Fernández, Gonçalo Ramos, João Mário e Otamendi continuam de fora, pois estão ao serviço das respetivas seleções no Mundial-2022.