Portugal encontra-se num estágio de cinco dias para preparar a participação no Campeonato do Mundo. Os convocados de Paulo Pereira estão reunidos em Rio Maior desde 26 de dezembro para um pequeno estágio que vai anteceder a viagem para a Noruega e a disputa do Torneio Preparatório em Trondheim.
Em declarações ao site oficial da Federação Portuguesa de Andebol, Manuel Gaspar fez um balanço dos treinos.
“Estamos a preparar uma grande competição, os treinos têm sido muito físicos e com muita carga – o que é normal – mas têm sido bastante produtivos. Também temos trabalhado bastante os aspectos táticos, visto que a competição inicia daqui a duas semanas, estamos a melhorar o nosso estilo de jogo e a adaptar alguns aspectos para os adversários que aí vêm”, explicou, traçando o objetivo: “O objetivo é superar o 10.º lugar alcançado na edição de 2021. Somos um grupo jovem e ambicioso, mas que temos tido bastante experiência a nível internacional, não só na seleção, mas também nos clubes, o que acaba pro se refletir na nossa qualidade de jogo e no facto de querermos mais.”
O guarda-redes do Nantes é um dos 19 convocados de Paulo Pereira, que só esta quinta-feira tem toda a equipa à disposição, uma vez que André Gomes, lateral do MT Melsungen, ainda esteve a jogar no dia 26 de dezembro.
Recorde-se que Portugal encontra-se no Grupo D do Mundial-2023 e vai medir forças com Islândia (12 de janeiro), Coreia do Sul (14) e Hungria (16), sendo que os primeiros três classificados avançam para a Main Round. Em 2021, a equipa das quinas terminou no 10.º lugar.