Mais

Marcha para Paris começa em Valência com uma competição sem precedentes

María Pérez e Álvaro Martín fizeram história no Campeonato do Mundo
María Pérez e Álvaro Martín fizeram história no Campeonato do MundoRFEA

A primeira estafeta mista de maratona a pé em Espanha terá lugar a 10 de março.

No dia 7 de agosto, a seleção espanhola de atletismo tem um encontro marcado com a glória, com a primeira estafeta mista de maratona a pé da história dos Jogos Olímpicos. No entanto, o caminho para Paris começa muito antes, a 10 de março. Em Valência, num cenário incomparável da Cidade das Artes e das Ciências, onde a Real Federação Espanhola de Atletismo organizará o primeiro Criterium Internacional de Estafetas Mistas de Marcha a Pé, que será um evento com estas caraterísticas pela primeira vez em Espanha.

Este emblemático recinto valenciano acolherá um circuito de 1 km em torno do Museu da Ciência e do Hemisfèric, no qual a Espanha, juntamente com outras potências mundiais da marcha, tentará alcançar um grande recorde que a aproxime dos Jogos.

Recorde-se que o sistema de classificação do Atletismo Mundial atribui um lugar para Paris aos 22 primeiros no Campeonato do Mundo de Equipas de Marcha a Pé (Antalya, 21 de abril), sendo que um máximo de cinco países podem qualificar duas equipas. Os restantes três lugares para os Jogos Olímpicos serão definidos pela classificação mundial ou top list (não confundir com o Ranking Mundial), e é aí que entra em jogo o Critério Internacional de Valência.

A estafeta mista de maratona a pé é o formato de competição inovador que retoma o testemunho da caminhada de 50 km nos Jogos Olímpicos, numa aposta na igualdade de género na modalidade.

Nesta nova disciplina, as equipas são compostas por um homem e uma mulher que são desafiados a completar duas estafetas de pelo menos 10 quilómetros cada uma. Para além do desafio de marchar 2x10 km com menos de 45 minutos de tempo de recuperação, introduz também uma camada adicional de estratégia. Os atletas e os seus treinadores terão de enfrentar os desafios desta nova prova e gerir a distribuição do esforço, o planeamento tático e a recuperação entre estafetas.

O Criterium Internacional de Valência será uma oportunidade para a equipa espanhola de Race Walking se preparar para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Este evento promete ser não só um espetáculo desportivo, mas também uma promoção do pedestrianismo mundial num cenário único, uma celebração do atletismo em ambiente urbano para gáudio dos adeptos que valorizará a imagem de Valência a nível mundial.


Menções