Marrocos x Croácia: Africanos e europeus querem os três pontos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Marrocos x Croácia: Africanos e europeus querem os três pontos

Marrocos x Croácia: Africanos e europeus querem os três pontos
Marrocos x Croácia: Africanos e europeus querem os três pontosFlashscore/AFP
Depois de abrir com a derrota do Catar frente ao Equador (2-0), a segunda partida disputada no Estádio Al Bayt terá Marrocos a lançar mais uma tentativa de melhorar a sua melhor campanha de sempre, quando chegou aos oitavos de final em 1986 e se tornou a primeira nação africana a terminar em primeiro a fase de grupos de Campeonato do Mundo.

Ainda assim, as probabilidades estão contra os homens do antigo internacional marroquino Walid Regragui, apesar de virem de uma série de sete jogos internacionais sem derrotas (cinco vitórias e dois empates).Alguns jogadores marroquinos não eram nascidos da última vez que um treinador da casa liderou a equipa numa fase final do Mundial, em 1994, enquanto outros - como Hakimi - ainda estavam por nascer da última vez que a sua nação conquistou os três pontos, em junho de 1998. O sucesso em questão (3-0 contra a Escócia) é memorável, mas o recorde de Marrocos contra as seleções da UEFA permanece muito sombrio (oito vitórias, nove empates e 18 derrotas).

Graças ao vencedor da bota de ouro Davor Suker, a Croácia levou a medalha de bronze no França 98. Não deixando que a reforma o parasse, nomeou o atual selecionador Zlatko Dalic, durante o período de nove anos em que foi presidente da Federação Croata de Futebol (2012-2021), alimentando um período de glória, que culminou com o segundo lugar na Rússia.

Liderados em campo pelo melhor jogador do torneio de 2018 e capitão de equipa, Luka Modric, a confiança da Croácia continua em alta, depois de se terem apurado recentemente para as finais da Liga das Nações, ao terminarem o grupo A1 com quatro vitórias. Assim, haverá muita determinação, especialmente com metade dos 12 jogadores de campo utilizados na derrota na final contra a França, há quatro anos atrás, a viajarem para o Catar.

Modric atingiu as 150 internacionalizações em junho, tornando-se o segundo jogador europeu mais internacional no Catar, atrás de Cristiano Ronaldo. A sua experiência será certamente crucial se a Croácia tiver alguma hipótese de contribuir para uma tendência que vem de há 16 anos atrás, onde os três primeiros do último Mundial têm sido constantemente bloqueados por equipas que iniciam os seus respetivos torneios no top 20 do ranking FIFA.

Jogadores a observar: Com apenas 1,57 metros de altura, Ilias Chair, de Marrocos, é o jogador mais baixo do torneio. O homem do QPR tem apenas um golo internacional, que aconteceu em outubro de 2021. Já o companheiro londrino, Ivan Perisic é a melhor arma dos croatas, com 32 golpes internacionais.

Estatística a decorrer: Nenhum dos cinco anteriores jogos de abertura da Croácia em Mundiais terminou empatado (duas vitórias e três derrotas).

Curiosidade do Mundial: Apesar de ter aparecido pela primeira vez em 1986, o grupo F nunca produziu um vencedor do torneio.

Acompanhe o jogo no Flashscore

O jogo entre Marrocos e Croácia pode ser seguido através do Flashscore. Confira as principais estatísticas, acompanhe o relato e ouça os comentários em áudio, que iniciam cinco minutos antes do pontapé de saída do encontro.

Acompanhe aqui as incidências do jogo

Siga o jogo através do relato áudio
Siga o jogo através do relato áudioFlashscore