Medvedev em forma mantém vivo o sonho do título no Open da Austrália
O russo, sétimo cabeça de série, perdeu o torneio de 2021 no Melbourne Park para Novak Djokovic e para Rafael Nadal na edição do ano passado, ultrapassou o australiano que entrou graças a um wildcard por 7-5, 6-2 e 6-2.
Reveja aqui as incidências do encontro
Em seguida, vai defrontar ou o norte-americano Sebastian Korda, que chegou à final do Adelaide International este mês, e que derrotou o japonês Yosuke Watanuki por 6-2, 7-5 e 6-4.
Medvedev está do mesmo lado do sorteio que Nadal e era suposto encontrar o espanhol nos oitavos de final, mas a derrota chocante do espanhol diante de Mackenzie McDonald esta quarta-feira, que impediu Rafa de chegar à terceira final consecutiva, abriu o caminho de Medvedev até à final.
"Foi uma grande partida. Mesmo a pontuação no segundo e terceiro sets não reflecte tudo o que se passou no campo. Ele conseguiu quebrar-me três vezes no primeiro set, o que não acontece com muita frequência. Estou um pouco desiludido comigo mesmo, mas ele jogou espantosamente", disse o russo.
O russo perdeu apenas três jogos numa demolição a Marcos Giron na primeira ronda, mas encontrou uma resistência mais forte por parte de Millman, com longas séries de pancadas.
Numa luta renhida no primeiro set com dificuldades nos respetivos jogos de serviço, o número oito do ranking ATP quebrou o do adversário pela quarta vez para garantir vantagem.
Medvedev meteu uma mudança acima no segundo set e quando Millman chegou a uma vantagem de 2-1, o russo meteu o pé no acelerador e assumiu o controlo total.
Não havia resposta possível do australino, já que Medvedev ganhou confiança e carregou até àvitória.
"Fisicamente foi duro para os dois. Mas senti-me muito bem", disse Medvedev, que está a tentar tornar-se no quarto tenista masculino na era dos Open a alcançar três finais do torneio australiano, depois de Djokovic, Mats Wilander e Ivan Lendl.