Mais

Fórmula 1 altera programa dos Grandes Prémios: só um treino livre e um dia para o Sprint

Menos treinos, mais competição na Fórmula 1 a partir de agora
Menos treinos, mais competição na Fórmula 1 a partir de agoraAFP

O Grande Prémio do Azerbaijão, este fim de semana, marca mais uma revolução no calendário da Fórmula 1. O organismo anunciou esta terça-feira, de forma oficial, as alterações nos programas de cada Grande Prémio, agora apenas com uma sessão de treinos livres.

Começando já em Baku, os Grandes Prémios de Fórmula 1 terão apenas um treino livre, à sexta-feira, dia em que se disputa a sessão de qualificação.

No dia seguinte, sábado, o dia é totalmente destinado à corrida sprint, com uma qualificação pela manhã e a corrida da parte da tarde. 

A qualificação da corrida Sprint, intitulada de Sprint Shootout, funciona com o mesmo formato da qualificação normal, ou seja, com a realização de uma Q1, Q2 e Q3. As grandes diferenças residem no tempo de cada uma delas -12, 10 e 8 minutos, respetivamente - e também a utilização de pneus obrigatórios - médios na Q1 e Q2, macios na Q3.

De resto, a pontuação será a mesma da temporada passada, com os primeiros oito pilotos a pontuarem - de 8 pontos até 1. A distância das Sprint continua a ser de 100 quilómetros.

Além do Azerbaijão, também Áustria, Bélgica, Qatar, Estados Unidos e São Paulo passarão a contar com este formato Sprint.