Mais

Fórmula 1: Horner elogia temporada "estonteante" da Red Bull com Verstappen a passear

O chefe da Red Bull, Christian Horner (à esquerda), felicita Max Verstappen
O chefe da Red Bull, Christian Horner (à esquerda), felicita Max VerstappenAFP
O chefe da Red Bull, Christian Horner, descreveu a forma da equipa esta temporada como "alucinante" após mais uma exibição dominante de Max Verstappen no Grande Prémio da Bélgica este domingo.

Verstappen alcançou a oitava vitória consecutiva e a décima esta época, mantendo o controlo total da Red Bull na Fórmula 1 após 12 das 22 corridas - nas duas restantes triunfou Pérez.

Questionado sobre as perspectivas de completar uma temporada invicta, Horner disse: "Não vou fazer uma projeção tão distante. Voltaremos após a pausa e tentaremos manter este ímpeto incrível".

A Fórmula 1 vai parar durante três semanas e regressa no final de agosto com o Grande Prémio dos Países Baixos, em casa de Verstappen, onde tentará igualar o recorde de nove vitórias consecutivas do antigo piloto da Red Bull, Sebastian Vettel, conseguido em 2013.

A 45.ª vitória da carreira de Verstappen permitiu-lhe ganhar uma vantagem de 125 pontos em relação ao segundo classificado e companheiro de equipa Sergio Perez na corrida pelo título, enquanto no campeonato de construtores, a Red Bull lidera com 503 pontos contra 247 da Mercedes.

Max Verstappen, da Red Bull, comemora no pódio
Max Verstappen, da Red Bull, comemora no pódioAFP

No domingo, Perez ficou segundo - a quinta dobradinha da Red Bull esta temporada - e tem 40 pontos de vantagem sobre o terceiro classificado Fernando Alonso.

Horner elogiou a equipa pelo trabalho ao vencer as 12 corridas deste ano: "É tudo uma questão de trabalho de equipa e de cada um fazer a sua parte. Foi o que a equipa fez na primeira parte deste ano e é por isso que continuamos invictos até agora. É incrível! Precisamos de manter este nível, mas neste momento todos merecem uma pausa bem merecida".

Verstappen disse que a esta última corrida "foi realmente agradável", especialmente porque tinha arrancado no sexto lugar da grelha.

"É um novo lugar, isso é certo - P6. Eu sabia que tínhamos um ótimo carro. Era apenas uma questão de sobreviver à curva um. Fizemos todas as escolhas certas".

Max Verstappen (R), vencedor da Red Bull, fala com Sergio Perez, segundo classificado, no pódio
Max Verstappen (R), vencedor da Red Bull, fala com Sergio Perez, segundo classificado, no pódioAFP

A superioridade de Verstappen foi tal que ainda teve tempo para provocar o seu engenheiro de corrida através do rádio da equipa. Enquanto Gianpiero Lambiase o avisava sobre a degradação e para conservar os pneus, ele brincou que poderia ir mais rápido - e fazer uma paragem extra nas boxes para a equipa treinar mais um pouco.

A troca de palavras aconteceu numa altura em que o neerlandês de 25 anos começou a abrir caminho para uma vitória esmagadora, 22 segundos à frente de Pérez, completando um hat-trick de vitórias na Bélgica. 

No início da corrida, Lambiase pediu ao piloto para seguir as suas instruções e respeitá-las e, depois de uma paragem nas boxes avisou-o: "Usaste muito do pneu na volta de saída (das boxes), Max. Não sei se isso foi sensato".

Algo a que Max não deu muita importância e respondeu com a volta mais rápida. 

"Peço-te para usares um pouco mais a cabeça", disse o engenheiro, ao que Max respondeu: "Eu poderia continuar e fazer outra paragem, para treinarmos as pitstops".