Fórmula 1: Max foi o melhor mas arranca de sexto, Leclerc vai partir da pole na Bélgica

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Max foi o melhor mas arranca de sexto, Leclerc vai partir da pole na Bélgica

Grande Prémio da Bélgica em DIRECTO: Qualificação de Fórmula 1
Grande Prémio da Bélgica em DIRECTO: Qualificação de Fórmula 1AFP
Max Verstappen voltou a fazer o melhor tempo na qualificação depois de ter perdido a pole na semana passada, mas vai partir de sexto lugar devido a uma penalização. Leclerc ficou a oito centésimos do neerlandês e vai sair da pole, com Sérgio Pérez e Lewis Hamilton atrás no Grande Prémio da Bélgica.

Quanto a Carlos Sainz, não conseguiu igualar o ritmo do  companheiro de equipa, foi quinto e vai partir em quarto. Piastri superou o companheiro de equipa Norris, enquanto Fernando Alonso e a Aston Martin confirmam a perda de fulgor com o espanhol a sair do nono lugar.

Eis como correu a qualificação para a corrida de domingo

Q1

Com um atraso de 10 minutos, sem chuva mas com o asfalto molhado, a cautela foi a ordem do dia nos primeiros minutos da qualificação. O maior susto veio de Lando Norris, que danificou a parte de baixo e a asa dianteira após uma viagem à gravilha.

Entretanto, Carlos Sainz conseguiu o melhor tempo à segunda tentativa, 19 milésimos de segundo mais rápido que Verstappen. Mas a pista continuou a melhorar e tudo mudou nos últimos dois minutos, com muita tensão para a última volta em melhores condições.

Foi Leclerc quem dominou a tabela de tempos, e apesar de bons tempos, Zhou e Ricciardo acabaram por ficar de fora por excederem limites da pista e juntaram-se a Albon, Sargeant e Hulkenberg no fundo da grelha.

Charles Leclerc, a conduzir em piso molhado
Charles Leclerc, a conduzir em piso molhadoAFP

Q2

Com a pista cada vez mais seca e ainda com pneus intermédios, os tempos por volta continuaram a melhorar, com os carros a serem até três segundos mais rápidos por volta do que na Q1. A meio da sessão, os Red Bulls já estavam na frente, com Verstappen a liderar e Perez a mais de quatro décimos do companheiro de equipa.

Foi Valteri Bottas quem arriscou ao ser o primeiro a colocar pneus de piso seco. E a partir daí, apesar dos tempos de volta do finlandês não serem muito bons porque havia zonas molhadas, todos o imitaram. No entanto, foi preciso esperar até ao último minuto, na última volta, para ver uma grande melhoria nos tempos por volta.

Tsunoda, que acabou por ser eliminado, chegou mesmo a assumir a liderança. Mas todos os pilotos que voltaram à pista melhoraram os tempo, deixando o japonês em 11.º lugar. A ele juntaram-se Gasly, Magnussen, Bottas e Ocon fora do Q3.

O curioso foi ver Alonso, Leclerc e Verstappen com muita dificuldade. O espanhol conseguiu ficar em nono, enquanto o líder do Campeonato do Mundo ficou em 10.º! Esteve muito perto de ficar fora da luta pela pole position.

Q3

Com o DRS agora permitido pelos comissários e com a pista mais seca, os Ferraris provaram ser muito rápidos. Numa primeira tentativa, Leclerc pressionou bastante para assumir a liderança, com Sainz em terceiro. Entre ambos estava Verstappen um décimo de segundo atrás do monegasco. Atrás, os McLarens de Piastri e Norris, consolidando a boa forma das últimas corridas.

Mas o melhor ainda estava por chegar. Últimos ajustes nas boxes, tensão máxima para medir o melhor momento para sair para a pista... e uma última tentativa para todos. E aí, apesar de uma grande volta de Leclerc, foi Verstappen quem conquistou a primeira posição com oito décimos de vantagem sobre o monegasco, a sua 28.ª pole, a oitava da temporada. Pérez completou o pódio parcial da qualificação.

Devido a uma mudança na caixa de velocidades, Verstappen deve ser penalizado em cinco lugares e partir da sexta posição. Assim sendo, Leclerc parte da pole, Pérez do segundo lugar e Hamilton da terceira posição.