Fórmula 1: Max Verstappen pode ser um raro campeão ao sábado e igualar Nelson Piquet

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Max Verstappen pode ser um raro campeão ao sábado e igualar Nelson Piquet

Max Verstappen venceu o campeonato de pilotos do ano passado
Max Verstappen venceu o campeonato de pilotos do ano passadoReuters
O terceiro campeonato do mundo de Fórmula 1 de Max Verstappen pode ser selado num Sprint de sábado no Catar. Um resultado raro para um desporto mais habituado a ver as suas coroas garantidas ao domingo.

No entanto, não é algo sem precedentes. O brasileiro Nelson Piquet, tricampeão mundial na década de 1980 e pai da namorada de Verstappen, Kelly, ganhou dois de seus títulos num sábado e o outro efetivamente numa sexta-feira.

O primeiro título de Piquet, em 1981, foi conquistado na última etapa da temporada, em Las Vegas, no dia 17 de outubro, um sábado. O segundo, em 1983, foi conquistado em Kyalami, na África do Sul, em 15 de outubro, outra corrida num sábado.

O título de 1987 foi assegurado pelo brasileiro no Japão, quando o companheiro de equipa da Williams e rival no campeonato, Nigel Mansell, que viria a ser campeão em 1992, sofreu um acidente na sexta-feira em Suzuka, que pôs fim à época.

Piquet acabou por não somar pontos nas duas últimas corridas, no Japão e na Austrália, mas isso já não importava quando Mansell foi afastado.

O primeiro Grande Prémio do Campeonato do Mundo em Silverstone, em 1950, foi disputado num sábado, na presença da realeza, e a corrida britânica continuou a realizar-se nesse dia da semana até 1977. A última corrida de distância completa do campeonato do mundo a realizar-se num sábado foi o Grande Prémio da África do Sul de 1985, ganho por Mansell.

O sprint de 100 km de sábado no Catar oferece a Verstappen a primeira oportunidade de marcar os três pontos de que necessita para terminar o campeonato. Oito pontos vão para o vencedor, até um para o oitavo colocado.

Se Verstappen, vencedor de dois dos três sprints disputados até agora nesta temporada, terminar em sexto no sábado, então o companheiro de equipa mexicano e único rival pelo título, Sergio Perez, estará matematicamente fora da corrida.

Verstappen lidera Perez por 177 pontos, faltando 180 para serem conquistados nas últimas seis rondas e 146 depois do Catar.

Pérez tem de terminar pelo menos em segundo lugar no sprint, mas mesmo que Verstappen não consiga pontuar no sábado, com o mexicano a vencer, o título irá para o piloto neerlandês no domingo, se este ficar em oitavo.

Há todas as hipóteses de, no futuro, mais títulos serem conquistados num sábado.

No próximo ano, três Grandes Prémios serão disputados nesse dia - Bahrain e Arábia Saudita no início do ano, para se adaptarem ao Ramadão, enquanto Las Vegas será a 22.ª de um recorde de 24 rondas - e haverá também seis sprints ao sábado.

No passado, as corridas também se realizaram às segundas e sextas-feiras, por vezes para evitar conflitos de calendário ou simplesmente na esperança de atrair um público maior num feriado público. Foi o que aconteceu em Espanha em 1972, quando a corrida em Jarama foi disputada na segunda-feira de 1 de maio.