Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Oscar Piastri vence Grande Prémio do Azerbaijão, Verstappen em quinto

Oscar Piastri venceu o Grande Prémio do Azerbaijão, em Baku
Oscar Piastri venceu o Grande Prémio do Azerbaijão, em BakuAndrej ISAKOVIC / AFP
Oscar Piastri, piloto da McLaren, venceu este domingo o Grande Prémio do Azerbaijão, com Lando Norris em quarto, à frente de Verstappen, possibilitando à McLaren ascender à liderança do Mundial de Construtores, algo que não acontecia há dez anos.

Oscar Piastri, piloto da McLaren, venceu o Grande Prémio do Azerbaijão e festejou a sua segunda vitória da época.

O australiano, que já tinha triunfado na Hungria, chegou ao topo em Baku, à frente de Charles Leclerc (Mónaco/Ferrari) e George Russell (Grã-Bretanha/Mercedes).

O campeão mundial Max Verstappen (Países Baixos) terminou em quinto no Red Bull e mais uma vez perdeu algum terreno para o seu rival no campeonato , Lando Norris (Grã-Bretanha/McLaren).

Um início muito calmo

Após a sua vitória em Monza, Charles Leclerc partiu da pole position em Baku. No entanto, o monegasco manteve a sua posição até à 20.º volta, antes de Oscar Piastri deixar a sua marca.

Foi um arranque calmo para a maioria dos pilotos. Sergio Pérez foi o mais incisivo, pressionando Carlos Sainz e ultrapassando-o na primeira curva. Max Verstappen também fez um regresso precoce, perseguindo o espanhol.

Na primeira fila, Leclerc tenta aumentar a sua vantagem (+0,9 segundos) na volta 2. Mas, com o DRS, Piastri não o deixou passar durante alguns minutos. Mais atrás, Lando Norris ganhou posições (de 15.º para 11.º).

O piloto número 4 chega finalmente aos pontos na 8ª volta. Na frente, Leclerc aumenta a sua liderança com uma série de voltas mais rápidas (+4,5 na 12ª volta).

As primeiras paragens foram feitas após 13 voltas. Verstappen e os Mercedes colocam pneus duros. Pérez segue o exemplo, enquanto o líder da corrida continua na frente (+5,9). Norris, sem parar, encontrava-se em 5º lugar após 15 voltas.

Piastri pára finalmente na volta 16 e sai à frente de Pérez e Norris (4º). Leclerc segue o exemplo uma volta mais tarde (surgindo em 2º lugar atrás de Sainz).

Uma batalha na frente

A partir da 18.ª volta, o monegasco estava de volta à liderança da grelha. Piastri também recuperou o seu lugar. Com os seus pneus mais quentes que os do líder, o australiano ultrapassou o seu rival na volta 20.

Ainda a menos de um segundo do piloto da McLaren, Leclerc não desistiu. Mas, perseguido por Pérez, não conseguiu atacar.

A meio da corrida, Piastri fez a volta mais rápida. No entanto, Leclerc colocou-o sob pressão e tentou ultrapassá-lo várias vezes ao longo da segunda metade da corrida. Norris parou na volta 38 e retomou a corrida à frente de Fernando Alonso (7.º).

No final da corrida, Piastri manteve a liderança. À medida que os pneus traseiros de Leclerc se iam desgastando, volta após volta, o australiano conseguia afastar-se e Pérez conseguia reduzir a diferença. Norris também conseguiu ultrapassar Verstappen (6.º, volta 49).

Mas, na penúltima volta, Sainz passou Pérez. Leclerc continuou a defender-se e manteve o seu 2.º lugar. No entanto, ao procurar o lado de dentro, o espanhol não viu Pérez e os dois carros foram parar ao muro.

Piastri, Leclerc e Russell conseguiram subir ao pódio. Norris terminou em 4.º.