Mais

Lando Norris em ascensão: o regresso da McLaren à glória na Fórmula 1?

Lando Norris no seu McLaren em Spielberg
Lando Norris no seu McLaren em SpielbergAFP
No passado domingo, no Grande Prémio da Áustria, Lando Norris alcançou o 4º lugar. Um bom desempenho que também deu sequência ao seu 3.º lugar na qualificação em Barcelona e sugere um futuro satisfatório para a McLaren.

De volta à fábrica! Lando Norris deu à McLaren um excelente 4.º lugar no domingo, em Spielberg, e reafirma as suas ambições para a temporada de 2023. O piloto britânico teve um início de ano difícil, atormentado por problemas com o seu carro. Agora, as coisas parecem estar no bom caminho.

Inovações que sabem bem

Tal como a Ferrari, a McLaren chegou à Áustria com novas peças para melhorar o ritmo dos seus carros. São notícias muito boas, pois permitiram à McLaren marcar pontos, não só na classificação de pilotos, mas também na classificação de construtores, e ter uma perspetiva positiva para o futuro.

"A atualização ajudou-nos definitivamente a dar um grande passo em frente. Por isso, estou muito contente", disse após a corrida, citado pelo F1only.fr. Com a renovação vem a confiança. Oscar Piastri, o seu companheiro de equipa, não beneficiou das melhorias e terminou em 16.º lugar. Prova de que este é o caminho a seguir pela equipa inglesa.

Normalmente mais prolífico na qualificação do que na corrida, Norris mostrou no fim de semana que tinha capacidade para lutar com o Mercedes de Lewis Hamilton e sonhar com as primeiras posições. Portanto, não seria surpreendente se, com o tempo, ele pudesse voltar aos cinco primeiros, especialmente se houver novos desenvolvimentos em Silverstone.

"Muito cedo na temporada, percebemos que o carro precisava de uma revisão fundamental. É uma revisão interessante, que afeta praticamente toda a aerodinâmica, pelo que as melhorias serão distribuídas por várias corridas", explicou o chefe de equipa, Andrea Stella, antes do Grande Prémio deste fim de semana. Isto permitirá que o novo ritmo da McLaren cresça até à pausa de verão.

Um grande desafio em julho

A McLaren não conseguiu estar à altura das suas ambições após um arranque falhado em fevereiro. Na esperança de rivalizar com a Alpine, a equipa laranja ficou muito atrás da concorrência. Assim, ocupa a 6.ª posição na classificação dos construtores (29 pontos) e tem ainda de trabalhar muito para alcançar a equipa francesa (47 pontos) ou mesmo a Ferrari (154 pontos).

No entanto, está a emergir como uma potência e está a ofuscar a Alpine. Um êxito em Inglaterra este fim de semana e um novo tropeço dos franceses impulsionariam Norris e a sua equipa para uma segunda metade de época radiante.

"É incrível a diferença que faz em termos de entusiasmo", assumiu o britânico.

"Diria que há uma boa hipótese de voltarmos a correr com a Mercedes e a Aston Martins, e eu serei o melhor britânico. Seria uma coisa muito agradável de fazer em Silverstone", acrescentou.

Não há dúvida de que Lando Norris vai dar tudo o que tem para conseguir essa emoção novamente. A última vez que terminou entre os cinco primeiros foi no Grande Prémio de Singapura, em outubro de 2022.