Oficial: Günther Steiner demitido do cargo de chefe de equipa da Haas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oficial: Günther Steiner demitido do cargo de chefe de equipa da Haas

Günther Steiner deixa a Haas ao cabo de dez anos
Günther Steiner deixa a Haas ao cabo de dez anosProfimedia
Após dez anos, Günther Steiner foi demitido com efeitos imediatos. A Haas anunciou a decisão no seu site oficial, esta quarta-feira.

"Gostaria de agradecer a Günther Steiner por todo o seu trabalho árduo nos últimos dez anos e desejar-lhe tudo de bom para o futuro", disse o proprietário, Gene Haas.

O japonês Ayao Komatsu, 47 anos, assumirá o cargo de diretor da equipa. Era o chefe de engenharia da equipa desde a sua criação em 2016.

"Para avançarmos como organização, era evidente que precisávamos de melhorar o nosso desempenho em pista. Ao contratar Ayao Komatsu, teremos um engenheiro no centro da equipa de gestão", explicou Gene.

Temporada dececionante

A Haas F1, que está ativa na Fórmula 1 desde 2016, foi fundada por Gene Haas e teve Günther Steiner como chefe de equipa desde o início. Depois de terminar em oitavo lugar na classificação dos construtores nas suas duas primeiras épocas, a Haas terminou triunfantemente em quinto lugar em 2018. Desde então, no entanto, os resultados não se concretizaram: por duas vezes, incluindo em 2023, a equipa de corridas dos EUA terminou em último lugar.

Do fundo do poço para o topo

Para o novo chefe de equipa da Haas, a Fórmula 1 não é um território desconhecido. Komatsu está presente desde 2003, quando começou como mecânico de rodas na agora extinta BAR F1 Team, a antiga equipa de Jacques Villeneuve e Jenson Button, entre outros.

Depois da BAR, mudou-se para a Renault (mais tarde Lotus e Lotus-Renault) em 2006, onde foi promovido a "engenheiro de desempenho" e acabou por se tornar o "engenheiro de corrida" de Vitaly Petrov e Romain Grosjean. Este último ajudou Komatsu a conquistar nove pódios.

Após a saída de Grosjean para a Haas em 2016, Komatsu seguiu-o de perto. Aqui, foi novamente promovido, desta vez para o cargo de diretor de engenharia de pista, o que o torna o principal responsável por todas as operações de pista. A

ssim, a partir da época de 2024, 21 anos após a sua entrada na classe rainha, Komatsu poderá assumir a responsabilidade final por toda a Haas F1 Team.

Primeiros pontos da agenda

Para Kamatsu, o primeiro ponto da agenda está para breve: dentro de pouco mais de três semanas, no início de fevereiro, está prevista a apresentação do carro da Haas. Seguem-se os dias de testes no Bahrain, de 21 a 23 de fevereiro, e o primeiro grande prémio, que também terá lugar no Bahrain, a 2 de março.