Mais

Sainz assegura na pole em Singapura, à frente de Russell: Verstappen parte em 11.º

Carlos Sainz em destaque em Singapura
Carlos Sainz em destaque em SingapuraAFP
A qualificação para determinar a ordem da grelha para o Grande Prémio de Singapura teve lugar na tarde deste sábado. Depois de um acidente espetacular de Lance Stroll na Q1, Verstappen não passou da Q2 e Sainz ficou com a pole, à frente de Russell e Leclerc.

Rivalidade e um grande acidente na Q1

Um dos primeiros pilotos a iniciar sua volta em Marina Bay foi Lando Norris. Provisoriamente o mais rápido, ficou à frente de Sergio Pérez, Max Verstappen e Carlos Sainz, pouco antes de ser ultrapassado por Charles Leclerc. Mas os Mercedes ainda não tinham passado e George Russell assumiu a liderança. Pierre Gasly aproximou-se de Lewis Hamilton e passou temporariamente para o 6º lugar.

Na segunda tentativa, Verstappen recuperou a 1ª posição por alguns segundos, antes de Sainz voltar a entrar no jogo.

Na 3.ª tentativa, Yuki Tsunoda assumiu a liderança. Perseguido por Pérez (segundo), o piloto japonês manteve-se na liderança após o grande acidente de Lance Stroll. Quando a bandeira vermelha foi acionada, Guanyu Zhou, Logan Sargeant, Oscar Piastri e Valtteri Bottas não conseguiram melhorar as suas posições e foram eliminados.

O pesadelo de Verstappen

Após um longo intervalo, o Q2 começou. Não foi uma questão de esperar para Verstappen , que imediatamente aproveitou a oportunidade de correr sem tráfego. Mas não foi rápido o suficiente para alcançar a 1.ª posição. Em vez disso, Sainz assumiu o recorde, antes de ser ultrapassado por Fernando Alonso. Os Mercedes chegaram então e Russell voltou a registar o melhor tempo.

A 4 minutos do fim, os pilotos saíram das boxes com pneus novos. Determinados a qualificar-se, correram sem problemas. Verstappen tentou melhorar o seu tempo. No entanto, não o conseguiu fazer e foi abalroado por Liam Lawson.

Tsunoda, Alexander Albon, Pérez e Gasly também não passaram para a Q3.

Sainz em ascensão

Sainz começou a sua primeira corrida determinado a manter o ritmo do fim de semana. Por isso, logicamente, fez o melhor tempo provisório, dois décimos à frente de Leclerc. Quanto aos Mercedes, já não eram tão rápidos antes da metade da corrida.

Os Ferraris saíram para uma última corrida, mas tiveram um bom desempenho. Sainz faz a pole. Russell ficou em 2.º lugar. Leclerc vai largar em terceiro.

Os dez primeiros da grelha e os tempos

1 Carlos SAINZ Ferrari 1:30.984

2 George RUSSELL Mercedes +0.072

3 Charles LECLERC Ferrari +0.079

4 Lando NORRIS McLaren +0.286

5 Lewis HAMILTON Mercedes +0.501

6 Kevin MAGNUSSEN Haas F1 Team +0.591

7 Fernando ALONSO Aston Martin +0.631

8 Esteban OCON Alpine +0.689

9 Nico HULKENBERG Haas F1 Team +0.824

10 Liam LAWSON AlphaTauri+1.284