Verstappen faz a pole com Sainz a completar a primeira linha, Leclerc eliminado na Q1

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Verstappen faz a pole com Sainz a completar a primeira linha, Leclerc eliminado na Q1
Verstappen faz a pole e Sainz junta-se a ele na primeira linha
Verstappen faz a pole e Sainz junta-se a ele na primeira linha
AFP
Max Verstappen conquistou a pole position para o Grande Prémio de Espanha de F1 de forma enfática. O neerlandês dominou as três sessões de treinos e não cometeu erros numa qualificação que foi fácil para si e se transformou num pesadelo para Leclerc, eliminado na Q1, e Checo Pérez e Russell, que ficaram de fora na Q2. Sainz vai juntar-se a Max na primeira linha da grelha.

Não houve emoção em Montmeló, pois Max Verstappen dominou a corrida, tirando quase meio segundo a Carlos Sainz na Q3. O neerlandês nem sequer vacilou no início da qualificação quando o asfalto estava molhado e mostrou que, atualmente, é inatingível. Lando Norris, num surpreendente McLaren, foi terceiro.

Q1: Bandeira vermelha e Leclerc eliminado

A Q1 não foi um passeio para os grandes, muito pelo contrário. Com a pista molhada, houve várias saídas - incluindo uma passagem na gravilha de Alonso que danificou parte do seu fundo plano - e finalmente uma bandeira vermelha que parou a sessão durante vários minutos. Muitos pilotos ainda não tinham estabelecido um tempo de volta, o que significava que estavam a correr contra o relógio.

A pista estava a melhorar, mas apenas nos últimos quatro minutos, colocando Pérez e Leclerc, em particular, em apuros. De facto, o piloto da Ferrari ficou de fora, a queixar-se dos pneus, juntamente com Bottas, Magnussen, Albon e Sargeant . Um desastre para o monegasco, que terminou em penúltimo. Hamilton liderava o pelotão.

Q2: Pérez e Russell fora

Verstappen foi o primeiro a sair e fez um tempo abaixo de 1.13 para evitar problemas. A pista estava mais seca e em condições cada vez melhores, por isso todos guardaram um novo jogo de pneus para uma última tentativa. O que é um grande risco, porque qualquer erro pode deixar o piloto fora da corrida.

E foi o que aconteceu a Checo Pérez, décimo primeiro, que foi parar à gravilha e não conseguiu voltar à pista na volta seguinte. Também fora da luta pela pole ficou Russell, que não estava confiante com os pneus e também teve um incidente perigoso ao aproximar-se do seu colega de equipa, Hamilton, que acabou por ficar com a asa danificada.

Checo Pérez eliminado na Q2
AFP

Q3: Alonso em apuros

Com o público à esperar da magia de Alonso e Sainz, Max baixou o suflê. Foi o único dos dez pilotos com dois jogos de pneus novos e, com o primeiro, tirou meio segundo ao seu já estratosférico tempo do Q2 para garantir a pole com 1:12.272. Enquanto isso, Fernando teve a sua parte inferior danificada remendada com fita adesiva e só conseguiu fazer uma tentativa para terminar em nono, logo à frente de Piastri. A honra espanhola foi salva por Carlos Sainz, que caiu para segundo, 0,462 atrás de Verstappen, numa grande volta do espanhol.

Classificação final da qualificação do GP de Espanha
F1