Um Q1 animado com muitas voltas e reviravoltas
Conduzir o mais forte possível era um dos objetivos dos pilotos na tarde deste sábado. Os Mercedes foram os primeiros a sair, na sua busca pelos tempos mais rápidos. Com os seus pneus intermédios, os Ferraris rapidamente se aperceberam que a água não estava a correr na pista. Por isso, tiveram de regressar à garagem para colocar pneus slicks.
Entretanto, Lewis Hamilton estabeleceu a primeira marca antes de ser ultrapassado por Lando Norris e depois por Fernando Alonso. Rapidamente, após 3 minutos em pista, o sete vezes Campeão do Mundo quase queimou as asas quando caiu numa armadilha de gravilha. Mas conseguiu recomeçar.
Max Verstappen foi o primeiro na sua primeira partida. Alonso ultrapassou-o, enquanto Charles Leclerc, desta vez com pneus macios, conseguiu conquistar o 4.º lugar.
Antes da chegada da chuva, os pilotos efetuaram uma série de voltas para ganharem vantagem sobre os seus rivais.
O carro de Kevin Magnussen parou no meio da pista quando faltavam 3 minutos para o final da sessão. A bandeira vermelha foi então mostrada. A corrida foi retomada às 15:25.
A corrida foi muito movimentada, mas no final, De Vries, Zhou, Yuki Tsunoda e Sergio Pérez foram eliminados. Valtteri Bottas ficou parado na berma antes do final da sua volta.
Q2 igualmente intensa
No início da Q2, a chuva tornou-se mais ameaçadora, mas não se fez sentir. Isso não impediu Alonso de registar o melhor tempo. Ele foi então ultrapassado por Leclerc e Norris. Gasly e Verstappen ficaram em 2.º e 3.º lugares. Mas, a 10 minutos do fim, os pilotos continuaram a pressionar.
Oscar Piastri surpreendeu a 5 minutos do final da sessão, roubando o 1.º lugar a Verstappen. No entanto, Hamilton estava mais rápido, assim como Norris.
Sargeant, Ocon, Stroll e Hülkenberg não conseguiram passar para a Q3.
Ser eficiente
Banhada pelo sol, a pista ofereceu aos últimos 10 pilotos uma estrada real. Sob um céu limpo, os britânicos foram os primeiros a entrar na pista. Hamilton foi o mais rápido. No entanto, ele foi imediatamente ultrapassado por Verstappen (1'27"084).
Na segunda e última tentativa, os pilotos deram tudo de si. Leclerc aproximou-se a 52 milésimos de Verstappen.
Norris foi o primeiro, antes de ser ultrapassado pelo atual Campeão do Mundo. Piastri terminou a sua sessão com o 3.º lugar do monegasco.