Jorge Martin evitou o caos e venceu a sprint: "Amanhã será uma história diferente"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jorge Martin evitou o caos e venceu a sprint: "Amanhã será uma história diferente"

Jorge Martin vai para a vitória ao sprint no Grande Prémio de Espanha de MotoGP
Jorge Martin vai para a vitória ao sprint no Grande Prémio de Espanha de MotoGPAFP
Jorge Martin aumentou a sua liderança na classificação de MotoGP, ao vencer o sprint do Grande Prémio de Espanha em Jerez, este sábado, depois de Marc Márquez ter caído quando liderava no final da corrida.

O estreante Pedro Acosta foi o segundo classificado e ficou em segundo lugar na corrida do campeonato, com nove pilotos a não conseguirem terminar.

O ex-campeão do mundo Fabio Quartararo partiu em 23.º de 25, mas o pelotão estava tão disperso que conseguiu cruzar a linha de meta em terceiro.

Mas o francês foi penalizado oito segundos mais tarde e relegado para quinto, devido à baixa pressão dos pneus, o que custou à Yamaha o seu primeiro lugar no pódio da época.

Dani Pedrosa, o veterano espanhol de 38 anos, que corre como wild card pela KTM, subiu para o terceiro lugar, à frente do italiano Franco Morbidelli da Ducati-Pramac em quarto.

Os pilotos descreveram repetidamente a pista, manchada de humidade após a chuva da manhã, como complicada.

"Uma corrida difícil, as condições da pista eram muito duras", disse Martin na sua entrevista em pista.

Marquez, com a sua primeira pole desde que se juntou à Ducati Gresini, e Martin, partiram na primeira linha, mas o sul-africano Brad Binder arrancou da segunda linha para assumir a liderança com a sua KTM.

O espanhol Martin, com uma Ducati-Pramac, ultrapassou-o na segunda volta e afastou-se da caótica batalha atrás de si, com os pilotos a caírem.

O bicampeão Francesco Bagnaia foi ao chão na terceira volta. Binder passou por dentro, forçando o italiano a bater noutra moto. A Ducati de Bagnaia foi pelos ares, saindo da corrida e dos pontos.

Martin construiu uma liderança confortável, mas Márquez era a mota mais rápida na pista e aproximou-se. Sob pressão, Martin cometeu um erro na sétima volta e  Márquez atacou.

A três voltas do fim, Márquez bateu numa zona húmida e deslizou. Voltou a montar para terminar em sétimo.

"Tive um bom arranque, mas depois vi que o Márquez estava a chegar, apesar de eu estar a pressionar muito, muito, muito," disse Martin.

"Não importava"

"O Marc ultrapassou-me porque cometi um erro na sétima curva. Depois tentei empurrá-lo e ele cometeu um erro", acrescentou.

Acosta, que largou na quarta fila com a sua GasGas, conseguiu chegar ao segundo lugar.

Martin foi para 92 pontos na classificação, 29 à frente de Acosta, que assumiu o segundo lugar, quatro pontos à frente do italiano Enea Bastianini da Ducati, que não terminou.

O espanhol Maverick Viñales, duplo vencedor em Austin da última vez, é quarto depois de também ele ter caído da sua Aprilia.

Acosta, que pareceu surpreendido quando lhe disseram que era segundo na geral, disse que "não importava".

"Sabemos que temos ritmo, mas foi muito difícil partir de 10.º depois da queda na qualificação", disse o jovem de 19 anos.

"Com as condições mistas, não foi fácil. As zonas húmidas estavam bastante molhadas e era fácil perder o pneu traseiro. Aconteceu que toquei numa zona molhada e fui para fora", explicou.

"A pista estava mesmo complicada. Claro que houve muitos acidentes na frente", comentou Quartararo.

Martin disse que esperava que a pista estivesse mais fácil para a corrida principal de domingo.

"Amanhã, em condições secas, será uma história diferente", disse.