MotoGP: campeã Ducati assusta todos, incluindo Marc Márquez

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
MotoGP: campeã Ducati assusta todos, incluindo Marc Márquez
Bagnaia com a sua Ducati
Bagnaia com a sua Ducati
AFP
O campeão do mundo Bagnaia é o principal favorito à vitória. Atrás dele seguem Bastianini e Quartararo.

Com a Primavera a começar, começa também o Campeonato do Mundo de MotoGP, evento muito aguardado em Itália após os últimos testes realizados pela Ducati, que no ano passado viu o piloto italiano Francesco Bagnaia bater o campeão de 2021, o francês Fabio Quartataro. O piloto italiano começará à frente de todos na previsível grelha elaborada antes do início do novo campeonato, cuja primeira prova terá lugar este fim-de-semana, em Portugal.

Ducati acima de todos

Já nos últimos testes em Portimão, o atual campeão do mundo deixou claro que será o principal candidato à vitória em 2023. A sua confiança é enorme, tal como a fiabilidade da nova Desmosedici, uma moto que tem vindo a recuperar nos últimos anos e que, no ano passado, reencontrou o seu brilhantismo e, acima de tudo, a vitória. O seu escudeiro e companheiro de equipa, Enea Bastianini, que terminou em terceiro no ano passado, parece maduro o suficiente para ter um papel mais importante do que o de ator secundário.

Os dois italianos vão ter bastante pressão sobre si, uma vez que o seu papel de candidatos à vitória, consolidado pela força da moto que guiam, poderá ser uma faca de dois gumes. Se Bagnaia já demonstrou que consegue lidar com a pressão, embora não como campeão do mundo, este ano terá de provar que é superior a Quartararo do ponto de vista mental. Além disso, Pecco acabou de quebrar o recorde da pista lusitana com um 1'37"968, tempo nunca antes registado na montanha-russa algarvia.

Os desafios de Quartararo e Márquez

Caberá a Quartararo tirar a Yamaha de um momento difícil, como demonstrado nos testes recentes. Contudo, o seu talento pode fazer a diferença, especialmente porque conhece muito bem a sua moto. Um pouco como Marc Márquez, que na sua amada Honda tentará incomodar os favoritos, mesmo sabendo que está longe da vitória.

O catalão, seis vezes campeão do mundo na categoria fez algumas declarações bastante eloquentes sobre as suas ambições para a temporada que está prestes a começar:"A minha intenção é lutar ao máximo nesta temporada, mas também ser um pouco realista. O ano é muito longo e no início será difícil, é preciso ser sempre realista. A primeira corrida não parece a melhor, mas vamos ver".

Outsiders Espargaró e Bezzecchi

Aleix Espargaró é, sem dúvida, um dos mais temíveis underdogs. A sua Aprilia registou excelentes tempos nos testes recentes, e o seu quarto lugar no ano passado serve de impulso para a próxima temporada. Aos 33 anos, com a sua experiência, pode fazer a sua melhor época de sempre. 14.º no ano passado, mas com algumas prestações recentes bastante positivas, Marco Bezzecchi é o outro dos underdogs que pode perturbar o equilíbrio do campeonato de 2023. O entusiasmo dos seus 24 anos e o desempenho da sua moto impulsionarão o piloto.