Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rovanperä despista-se no final e Ogier vence o Rali da Finlândia

Sébastien Ogier é o vencedor do Rali da Finlândia
Sébastien Ogier é o vencedor do Rali da FinlândiaAFP
O piloto francês Sébastien Ogier (40 anos) venceu o Rali da Finlândia, a sua terceira vitória da época e a 61.ª da sua carreira. O seu companheiro de equipa na Toyota, Kalle Rovanperä (23 anos), estava claramente apostado no triunfo, mas teve um acidente no penúltimo teste e não conseguiu vencer a sua prova caseira deste ano.

Rovanperä, o atual campeão do mundo, que, tal como Ogier, só participou em ralis selecionados este ano, e dominou provas anteriores na Polónia e na Letónia, liderou as pistas de gravilha à volta da sua terra natal, Jyvaskylä, desde sexta-feira.

Entrou na penúltima etapa 19 com uma vantagem de 45,8 segundos sobre Ogier, mas embateu numa pedra e fez voar o seu Toyota Yaris para fora da pista, em direção às árvores. O campeão de 23 anos e o seu copiloto Jonne Halttunen escaparam ilesos, mas a competição terminou para eles.

A vitória caiu no colo do octacampeão mundial Ogier, que estava a fazer a sua primeira aparição na Finlândia desde 2021 e a vencer na Finlândia pela segunda vez na sua carreira. O líder do campeonato, o belga Thierry Neuville, terminou em segundo por 40,1 segundos, com o francês Adrien Fourmaux em terceiro.

O segundo lugar de Neuville melhorou significativamente a sua classificação no Campeonato do Mundo, uma vez que os seus principais rivais Ott Tänak da Estónia e o britânico Elfyn Evans não conseguiram terminar o evento.

O tetracampeão mundial da Team Hyundai tem uma vantagem de 27 pontos após o nono dos 13 ralis deste ano, à frente do recém-segundo classificado Ogier, que não completa um programa completo há várias épocas.

O Campeonato do Mundo será retomado no início de setembro, na Grécia.