Mais

Mundiais de canoagem: Seleção de paracanoagem quer levar as duas vagas de Duisburgo

Nas diversas classes, apenas os seis primeiros se qualificam para os Paralímpicos de Paris2024
Nas diversas classes, apenas os seis primeiros se qualificam para os Paralímpicos de Paris2024Facebook/FPC
O técnico nacional da paracanoagem, Ivo Quendera, assumiu esta terça-feira que o trio de atletas que lidera nos Mundiais vieram à Alemanha para conquistar as duas vagas possíveis, rumo aos Jogos Paralímpicos Paris2024.

“A expectativa é alcançar as duas vagas possíveis. Pelas contas, a de VL2 não digo que esteja garantida, mas praticamente, tendo em conta o nível do Norberto e o seu desempenho nas Taças do Mundo e campeonato da Europa”, vaticinou o treinador, em declarações à Lusa.

Norberto Mourão, medalha de bronze na categoria VL2 em Tóquio2020, foi este ano ouro na Taça do Mundo da Hungria e prata no campeonato da Europa, em Montemor-o-Velho.

“A vaga para KL1 possivelmente também a conseguimos, pois existem boas perspetivas para isso”, acrescentou o responsável, falando sobre Alex Santos, quinto em Tóquio2020, e Floriano Jesus.

Nas diversas classes, apenas os seis primeiros se qualificam para os Paralímpicos de Paris2024.

Ivo Quendera assume que “tendo em conta o seu nível, Norberto Mourão tem hipóteses de lutar pelas medalhas, enquanto Alex e Floriano é mais difícil chegarem ao pódio”.

Norberto Mourão, 42 anos, foi medalha de prata mundial em 2019 na Hungria e de bronze em 2021 e 2022, respetivamente na Dinamarca e no Canadá, num currículo que inclui ainda o ouro europeu em 2021 na Polónia, em 2021, e dois bronzes, em 2019 também em Poznan e 2022 na Alemanha.


Menções