Mais

Nairo Quintana regressa à Movistar

Durante a sua carreira, Nairo Quintana, de 33 anos, conquistou três vitórias por etapas na Volta a França, entre muitas outras vitórias.
Durante a sua carreira, Nairo Quintana, de 33 anos, conquistou três vitórias por etapas na Volta a França, entre muitas outras vitórias.ASO/Alex Broadway
Quando a próxima época de ciclismo arrancar, a Movistar Team terá uma cara conhecida no plantel. Na manhã de sábado, a equipa espanhola anunciou que assinou um contrato com o colombiano Nairo Quintana, de 33 anos, que esteve sem contrato e empregador durante 2023.

Um dos mais bem sucedidos ciclista do século XXI está de volta à estrada. Na próxima época, o colombiano Nairo Quintana, de 33 anos, vai correr pela Movistar Team. A equipa espanhola confirmou neste sábado.

A mudança para a equipa espanhola do World Tour ocorre após uma temporada sem contrato para o experiente colombiano, que em meados da década de 2010 estava entre os mais fortes ciclistas de corrida e montanha do mundo.

Em 2020, Quintana deixou a Movistar após oito épocas na equipa de Eusebio Unzué e companhia. Em vez disso, Quintana passou a correr pela equipa francesa Arkéa Samsic, mas foram apenas duas épocas e meia com a Arkéa Samsic antes de o colombiano testar positivo para o uso de tramadol, um analgésico proibido, em 2022.

Com o teste positivo, Quintana foi destituído do sexto lugar que tinha garantido na Volta a França do ano passado e, durante 2023, Quintana esteve sem contrato, razão pela qual só participou numa corrida profissional, quando em fevereiro competiu nos campeonatos colombianos de estrada em Bucaramanga, onde terminou em terceiro lugar atrás de Esteban Chaves e Daniel Felipe Martínez.

O próprio Quintana sublinha o quão difícil tem sido 2023 para o experiente trepador, que tem mais de 50 vitórias profissionais no seu currículo.

"Foi um ano muito difícil. As noites sem dormir, tantos dias de sacrifício, subir para a bicicleta e tentar fazer força, à chuva, sob o sol escaldante. Mas tudo valeu a pena. Não quero desperdiçar esta oportunidade. Conheço os valores da equipa, os valores do desporto", afirma o sul-americano de 33 anos no comunicado de imprensa da equipa.

O sexto lugar no Tour de France do ano passado foi o melhor resultado de Quintana numa Grande Volta desde o quarto lugar na Vuelta em 2019. No início da sua carreira, o colombiano venceu o Giro d'Italia, em 2014, e a Vuelta, em 2016. Quintana terminou no pódio seis vezes em Grand Tours, mais recentemente no Giro d'Italia em 2017.

Na Movistar Team, Quintana fará parte de um maior contingente colombiano, uma vez que a equipa espanhola também inclui os compatriotas Fernando Gaviria, Einer Rubio e Iván Ramiro Sosa.