Natação: Adam Peaty desiludido com o bronze nos 100 metros bruços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Natação: Adam Peaty desiludido com o bronze nos 100 metros bruços

Adam Peaty, da Grã-Bretanha, compete na final dos 100 metros bruços masculinos
Adam Peaty, da Grã-Bretanha, compete na final dos 100 metros bruços masculinosAFP
As esperanças de Adam Peaty de uma vitória para aumentar a sua confiança nos 100 metros bruços foram frustradas na segunda-feira, quando o campeão olímpico foi forçado a contentar-se com o bronze, atrás do vencedor americano Nic Fink, nos Campeonatos do Mundo em Doha.

No caminho de regresso após uma paragem para tratamento de saúde mental no ano passado, Peaty, detentor do recorde mundial, qualificou-se mais rapidamente para a final no Aspire Dome com um tempo de 58,60 segundos, mas foi meio segundo mais lento com o título em jogo.

O veterano Fink, entretanto, defendeu-se corajosamente de Peaty e do vice-campeão italiano Nicolo Martinenghi para vencer em 58,57.

"Acho que exagerei um pouco nos primeiros 50 metros, mas, no final, é bom fazer parte disto", disse Peaty, que está a tentar conquistar o terceiro ouro consecutivo na prova nos Jogos de Paris: "Definitivamente, não é uma prova fácil de fazer... É claro que ainda temos um longo caminho a percorrer".

Angelina Kohler, da Alemanha, conquistou o título dos 100 metros mariposa femininos num campo relativamente fraco, onde não estavam presentes a campeã mundial canadiana Maggie MacNeil e as medalhadas de Fukuoka, Zhang Yufei e Emma McKeon.

Kohler, de 23 anos, desatou a chorar na piscina depois de vencer em 56,28 segundos, 0,33 segundos à frente da americana Claire Curzan, medalha de prata.

Um dia depois de ter electrizado os campeonatos com o recorde mundial dos 100 metros livres na estafeta masculina de 4x100 metros, o chinês Pan Zhanle não conseguiu chegar às meias-finais dos 200 metros, uma prova em que se esperava que disputasse medalhas.

O atleta de 19 anos não conseguiu sair da segunda velocidade, registando um tempo de 1:51.03, mais de seis segundos abaixo do seu melhor tempo pessoal. O desempenho surpreendentemente anémico de Pan pode ter em vista os 100 metros livres, para os quais é favorito. As eliminatórias começam na quarta-feira.

Ruta Meilutyte em ação durante as eliminatórias dos 100 metros bruços femininos
Ruta Meilutyte em ação durante as eliminatórias dos 100 metros bruços femininosReuters

A campeã mundial dos 100 metros bruços femininos, Ruta Meilutyte, também desiludiu, ao cair nas eliminatórias. A lituana, que ganhou o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 com 15 anos de idade, foi a 17.ª mais rápida nas eliminatórias e ficou a mais de três segundos do tempo que tinha nadado no campeonato de Fukuoka em julho passado.

O revés de Meilutyte seguiu-se ao facto de o campeão olímpico Ahmed Fahnaoui não ter conseguido chegar à final dos 400 metros livres masculinos no dia de abertura, no domingo, num grande choque.

A recordista mundial Meilutyte vai defender o seu título dos 50 metros bruços mais tarde.

O chinês Tang Qiantang venceu as eliminatórias para a final dos 100 metros bruços com um tempo de 1:05.36.

Com Katie Ledecky, detentora do título, a faltar a Doha, a italiana Simona Quadarella, ex-campeã mundial, está na luta por um segundo ouro nos 1500 metros. A vencedora de 2019 qualificou-se mais rapidamente para a final com o tempo de 16:02.96. Li Bingjie, medalha de bronze em Fukuoka, foi a terceira mais rápida, atrás da segunda classificada, a alemã Isabel Gose.

A americana Kate Douglass vai defender o seu título nos 200 metros medley individual na final de segunda-feira.