Mais

No dia de Martin Luther King, Jayson Tatum (Celtics) e LeBron James (Lakers) foram reis

Jayson Tatum voltou a ter uma exibição em grande contra os Charlotte Hornets
Jayson Tatum voltou a ter uma exibição em grande contra os Charlotte HornetsAFP
Na terceira segunda-feira de janeiro, os Estados Unidos celebram um feriado nacional em honra ao ativista pelos direitos humanos e duas exibições saltaram à vista na NBA. O extremo da equipa de Boston somou 51 pontos na vitória diante dos Charlotte Hornets (130-118). Depois de ter chegado aos 38 mil pontos, LeBron James atingiu um máximo desta época (48) na vitória diante dos Houston Rockets (140-132).

A cumprir a sexta época na NBA, Jayson Tatum somou o sétimo jogo da carreira em que ultrapassou a marca das cinco dezenas de pontos. Aconteceu na vitória dos Boston Celtics diante dos Charlotte Hornets (130-118), a sétima consecutiva para os atuais líderes da Conferência Este.

Com 48 pontos à entrada para o último minuto do jogo, Tatum lançou um triplo que levou as bancadas do Spectrum Center irromperem em cânticos de MVP. Tinha chegado aos 51 pontos com mais uma exibição superlativa (falhou oito dos 23 lançamentos tentados e esteve com 100 por cento de eficácia da linha de lance livre).

Ele faz-me parecer melhor treinador. É capaz de fazer tudo e o que mais impressiona é a humildade dele e da nossa equipa que conseguiram trabalhar de forma a que ele atingisse esta marca”, explicou o treinador dos Celtics, Joe Mazzulla.

Centenário LeBron

Aos 38 anos, LeBron James continua a deliciar os adeptos da NBA. Se no domingo, o extremo dos Los Angeles Lakers tornou-se no segundo jogador a chegar aos 38 mil pontos numa derrota com os Sixers, desta feita foi mais feliz na 100.ª partida a ultrapassar as quatro dezenas de pontos na carreira. Fê-lo no triunfo diante do Houston Rockets (140-132).

Os 48 pontos (20 deles vieram no último período) foram conseguidos numa exibição completa (cinco triplos, apenas um lance livre falhado) e colocaram-no na pista de Michael Jordan. O antigo jogador dos Chicago Bulls somou 12 jogos com mais de 40 pontos depois de fazer 35 anos, LeBron James, na madrugada desta terça-feira, chegou ao oitavo.

É histórico. Chegar a este ponto da carreira e ainda conseguir ter uma produção deste nível. É história a que todos estamos a assistir. Depois a mentalidade dele, o espírito competitivo. Não há palavras para descrever”, exultou Darvin Ham, técnico dos Lakers.

Pior equipa da NBA em termos de resultados (10 vitórias e 34 derrotas), os Houston Rockets ainda tiveram um motivo para sorrir. Alperen Sengun, poste de 20 anos, mostrou qualidades e atingiu os 33 pontos (um máximo de carreira), 15 ressaltos e seis assistências.

Resultados da NBA:

Charlotte Hornets – Boston Celtics, 118-130

Milwaukee Bucks – Indiana Pacers, 132-119

Cleveland Cavaliers – New Orleans Pelicans, 113-103

New York Knicks – Toronto Raptors, 121-123 (após prolongamento)

Washington Wizards – Golden State Warrriors, 118-127

Atlanta Hawks – Miami Heat, 121-113

Minnesota Timberwolves – Utah Jazz, 125-126

Memphis Grizzlies – Phoenix Suns, 136-106

Los Angeles Lakers – Houston Rockets, 140-132