Ao 22.º título de um Grand Slam e 10.º Open da Austrália, Novak Djokovic juntou o primeiro lugar do ranking ATP. A confirmação chegou esta segunda-feira, com a atualização das listagens que viram o tenista sérvio de 35 anos assumir o topo da hierarquia pela primeira vez desde junho, desalojando Carlos Alcaraz, que não esteve em Melbourne, devido a lesão.
O espanhol é agora segundo classificado, à frente de Stefanos Tsitsipas. Finalista vencido no Open da Austrália, o grego subiu ao pódio e igualou a melhor classificação obtida num ranking ATP, algo que já tinha alcançado em agosto de 2021.
Andrey Rublev subiu à quinta posição, enquanto Rafael Nadal, eliminado na segunda ronda após um problema físico, caiu para o sexto lugar.
No que toca aos portugueses, João Sousa continua a ser o melhor classificado, na 84.ª posição. Nuno Borges subiu seis posições e está no 105.º posto. Frederico Silva (220), Gastão Elias (246) e João Domingues (286) são os restantes portugueses.
Sabalenka atrás de Swiatek
No que toca às mulheres, Aryna Sabalenka recuperou o segundo lugar do ranking WTA (que tinha ocupado em agosto de 2021), ao vencer o Open da Austrália. Iga Swiatek ainda lidera a tabela, com Ons Jabeur a fechar o pódio.
Finalista vencida em Melbourne, Elena Rybakina (que não acumulou pontos pela vitória em Wimbledon) subiu pela primeira vez ao top-10. O 10.º lugar alcançado pela tenista de 23 anos é a melhor classificação de sempre.