O efeito Ronaldo: O avançado trouxe mais de 6 milhões de seguidores para o Al Nassr

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O efeito Ronaldo: O avançado trouxe mais de 6 milhões de seguidores para o Al Nassr

Cristiano Ronaldo chegou a Riade na segunda-feira
Cristiano Ronaldo chegou a Riade na segunda-feiraAl Nassr
Números das redes sociais do clube da Arábia Saudita dispararam após o anúncio da contratação do capitão da Seleção Nacional. Efeito semelhante ao que aconteceu na Juventus e Manchester United.

Se é verdade que o rendimento dentro de campo não está ao nível dos números que lhe valeram a conquista de cinco Bolas de Ouro, Cristiano Ronaldo ainda continua a ser um autêntico fenómeno de popularidade. Depois de uma carreira toda feita no futebol europeu, onde representou Sporting, Manchester United, Real Madrid e Juventus, o avançado decidiu aos 37 anos experimentar o campeonato da Arábia Saudita.

O anúncio da contratação por parte do Al Nassr surgiu a 30 de janeiro de 2022 e teve um sucesso quase imediato. No espaço de poucas horas após a publicação, o clube de Riade passou de pouco menos de um milhão de seguidores nas redes sociais para ultrapassar os sete milhões.  A conta oficial do Instagram conta, neste momento, com 7,5 milhões de seguidores e a publicação que deu conta da transferência já ultrapassou os 32 milhões de gostos.

Um efeito semelhante ao que aconteceu em 2021 quando deixou a Juventus e decidiu regressar ao Manchester United. O anúncio surgiu a 30 de agosto e só nesse dia, o emblema inglês viu chegarem mais de seis milhões de seguidores às redes sociais. Um número que não deixa de surpreender tendo em conta que se fala de um dos clubes mais populares do mundo do futebol.

Em 2018 também a Juventus beneficiou da popularidade de Cristiano Ronaldo. Então com 33 anos, o avançado português deixou o Real Madrid e rumou a Itália por pouco mais de 100 milhões de euros. Imediatamente, o clube de Turim viu aumentar a exposição da marca em mais cinco milhões.

Números que podem parecer insignificantes, mas que para estes clubes significam maior exposição mediática e, como tal, ajudam a trazer novos acordos de patrocínio e mais lucrativo, além do aumento das receitas no que toca ao merchandising.

A questão da transmissão dos jogos

Um dos efeitos deste crescimento de popularidade do Al Nassr está já a refletir-se na questão dos direitos televisivos. Longe de estar no topo dos campeonatos de futebol, a liga saudita não é transmitida em qualquer país europeu.

O mais perto que, neste momento, os adeptos fora da Arábia Saudita, estão perto de ver Ronaldo atuar no Al Nassr será na Liga dos Campeões Asiática, se o emblema se apurar para a próxima edição, uma vez que a competição é transmitida em alguns países.

Nos Estados Unidos ainda existe a possibilidade de subscrever ao Shahid, serviço de transmissão cuja assinatura custa 18 dólares mensais (17 euros).

Perante isto, a imprensa da Arábia Saudita avança que algumas operadoras e estações de televisão já iniciaram um processo de negociação para a compra dos direitos televisivos do campeonato até ao final da época. Uma nova fonte de lucro para uma prova onde o dinheiro não parece ser problema.