Mais

Os maiores estádios do Brasil: Quais são e onde ficam?

Os maiores estádios do Brasil no Flashscore
Os maiores estádios do Brasil no FlashscoreAFP
Seis dos dez maiores estádios do Brasil são públicos. O Maracanã lidera a lista, com capacidade para 78 mil espectadores, e a lista vai sofrer mudanças.

O futebol brasileiro ostentou por muitos anos o orgulho de ter o maior estádio do mundo, quando o Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, ainda não tinha passado por reformas e públicos acima dos 100 mil adeptos eram possíveis.

Construído para o Mundial-1950, o Mário Filho era calculado para suportar até 250 mil espectadores, sendo o seu maior público na final daquele mundial, quando 199.854 pessoas assistiram à derrota do Brasil com o Uruguai por 2-1.

Juan Alberto Schiaffino, do Uruguai, fez o primeiro golo da final do Mundial-1950
Juan Alberto Schiaffino, do Uruguai, fez o primeiro golo da final do Mundial-1950(Photo by FILES / AFP)

À procura de mais conforto e segurança para os adeptos, os públicos do Maracanã foram diminuindo até chegar à capacidade atual, que é de 78.838 espectadores.

A última reforma no estádio aconteceu para o Mundial-2014, onde recebeu as finais da Taça das Confederações em 2013, quando o Brasil venceu a Espanha por 3-0, a final do Mundial, quando a Alemanha venceu a Argentina por 1-0, e a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. 

Maior e mais tradicional estádio do Brasil e um dos maiores do mundo, o Maracanã é o terceiro maior da América do Sul, ficando atrás do Monumental de Nuñez, do River Plate, em Buenos Aires, com 83.198 de capacidade, e do Monumental de La U, no Peru, que tem 80.093. O local recebe prioritariamente partidas de Flamengo, Fluminense e da seleção brasileira.

Maracanã é a casa de Flamengo e Fluminense
Maracanã é a casa de Flamengo e FluminenseBuda Mendes/Getty Images via AFP

Maior público do Maracanã entre clubes

O maior público numa partida entre clubes aconteceu no Maracanã, na vitória por 3-0 do Flamengo contra o Santos na final do Campeonato Brasileiro de 1983, quando 155.235 adeptos estiveram presentes para ver o Rubro-negro de Zico ser novamente campeão nacional.

Mané Garrincha é o segundo maior estádio do Brasil

Em segundo lugar como maior estádio do Brasil está o Mané Garrincha, em Brasília, com capacidade para 72.788 espectadores. Construído em 1974, o principal estádio da Capital Federal tinha capacidade para 45.200 pessoas, mas passou por grande reforma entre 2010 e 2013, para o Mundial-2014. 

Levando o nome do histórico jogador campeão dos Mundiais de 1958 e 1962, o Mané sediou a abertura da Taça das Confederações em 2013, quando o Brasil venceu o Japão por 3-0, e vem sendo cotado para receber a final da Libertadores de 2025. Ao todo foram sete partidas no Mundial-2014.

Mané Garrincha recebeu o jogo de abertura da Taça das Confederações em 2013
Mané Garrincha recebeu o jogo de abertura da Taça das Confederações em 2013ONALDO BRANDÃO / Brazil Photo Press via AFP

Sem equipas do estado nas principais divisões do futebol brasileiro, o Mané Garrincha é pouco utilizado em comparação com outros estádios, e recebe jogos com grandes públicos quando empresta o recinto a clubes do Rio de Janeiro, nomeadamente São Paulo e Minas Gerais.

Morumbis, do São Paulo, é o terceiro maior estádio do Brasil

Maior estádio privado do Brasil, já que o Maracanã e o Mané Garrincha pertencem ao estado do Rio de Janeiro e a cidade de Brasília, o Morumbis é o terceiro lugar na lista dos gigantes do futebol brasileiro.

Popularmente conhecido como Morumbi por estar situado no bairro do mesmo nome, na cidade de São Paulo, o Cícero Pompeu de Toledo, pertence ao São Paulo Futebol Clube e tem esse nome como homenagem ao presidente do clube que realizou a construção do estádio, mas veio a falecer antes da sua inauguração.

Inaugurado em 1960, o Morumbis tem capacidade atual para 66.795 espectadores, mas já chegou a ter 150 mil lugares, sofrendo três reduções até chegar ao número atual. O recorde de público da história do estádio é de 138.032 espectadores, que aconteceu na vitória do Corinthians por 2-1 sobre a Ponte Preta na final do Campeonato Paulista de 1977.

Morumbis é o maior estádio privado do Brasil
Morumbis é o maior estádio privado do Brasil(Photo by Marcello Zambrana / AGIF / AGIF via AFP)

Maior estádio da cidade de São Paulo, o local foi cotado para receber a abertura do Mundial-2014, mas retirado dos planos por falta de condições de realizar as reformas exigidas pela FIFA. A Neo Química Arena, do Corinthians, foi o local eleito.

Arena Castelão, em Fortaleza, é o quarto maior estádio do Brasil

O quarto maior estádio do Brasil é a Arena Castelão, em Fortaleza, no Ceará, com capacidade para 63.903 espectadores. Inaugurado em 1973, o estádio recebe partidas de Ceará, Fortaleza e Ferroviário e foi sede da Taça das Confederações e do Mundial-2014.

Com 51 anos de história, o Castelão sediou três partidas da Taça das Confederações em 2013 e seis partidas do Mundial-2014. O maior público da história do estádio pós-reforma aconteceu na vitória do Ceará por 1-0 contra o América-MG, na Série B de 2024, quando 63.908 adeptos estiveram presentes. Em 1980, Brasil e Uruguai enfrentaram-se no estádio com 118.496 espectadores nas bancadas.

Maior estádio do Norte e Nordeste do Brasil, a Arena Castelão sediou seis jogos do Mundial-2014
Maior estádio do Norte e Nordeste do Brasil, a Arena Castelão sediou seis jogos do Mundial-2014Baggio Rodrigues / AGIF / AGIF via AFP

Mineirão, em Belo Horizonte, é o quinto maior estádio do Brasil

Em quinto lugar como maior estádio do Brasil está o Mineirão, em Belo Horizonte. Palco da derrota da seleção brasileira por 7-1 com a seleção da Alemanha, o Gigante Mineiro tem capacidade para 61.846 espectadores.

Inaugurado em 1965, o estádio Governador Magalhães Pinto também foi sede da Taça das Confederações e do Mundial-2014, e passou por reformas na última década, que reduziram a sua capacidade de público. 

Mineirão foi o palco do 7-1 sofrido pela seleção brasileira
Mineirão foi o palco do 7-1 sofrido pela seleção brasileiraGilson Lobo / AGIF / AGIF via AFP

O recorde de público do estádio foi de 132.834 espectadores em 1997, na final do Campeonato Mineiro entre Cruzeiro e Villa Nova, que terminou com título do clube celeste. Com capacidade reduzida, o recorde de público após a reforma para o Mundial é de 61.583, realizado na partida entre Cruzeiro e Atlético-MG no Brasileirão de 2024.

Arruda, do Santa Cruz, é o sexto maior estádio do Brasil

Em sexto lugar está o estádio do Arruda, que pertence ao Santa Cruz, de Recife, Pernambuco. O estádio tem capacidade para 57.000 espectadores e é o maior do estado. Inaugurado em 1972, num particular contra o Flamengo, sendo até aos dias atuais a casa da Cobra Coral.

Arruda, do Santa Cruz, já teve capacidade 100 mil espectadores
Arruda, do Santa Cruz, já teve capacidade 100 mil espectadoresMarlon Costa / AGIF / AGIF via AFP

O estádio já recebeu partidas da história da seleção brasileira, como a Minicopa do Mundo, Copa América 1989, Eliminatórias do Mundial e particulares da seleção brasileira. A última vez que a amarelinha jogou no estádio aconteceu em 2009. 

Arena do Grêmio, em Porto Alegre, é o sétimo maior estádio do Brasil

Inaugurada em 8 de dezembro de 2012, a Arena substituiu o antigo Estádio Olímpico Monumental, que foi a casa do Grêmio por mais de meio século. Com capacidade de 56.500 espectadores, a Arena é considerada uma das mais modernas da América do Sul e recebeu jogos da Copa América de 2019. 

Arena do Grêmio foi inaugurada em 2012, após dois anos em construção
Arena do Grêmio foi inaugurada em 2012, após dois anos em construçãoMaxi Franzoi / AGIF / AGIF via AFP

Localizada no bairro do Humaitá, em Porto Alegre, a Arena do Grêmio começou a ser construída em 2010, até dois anos para a sua inauguração, com jogo de estreia contra o Hamburgo, da Alemanha, com vitória por 2-1. 

Estádio Beira-Rio, do Internacional, é o oitavo maior estádio do Brasil

O Beira-Rio, estádio do Internacional, em Porto Alegre, é o oitavo maior estádio do Brasil. Com capacidade para 50.842 espectadores, o estádio passou por reformas para o Mundial-2014.

Beira-Rio é a casa do Internacional desde a década de 60
Beira-Rio é a casa do Internacional desde a década de 60Jeferson Guareze / AGIF / AGIF via AFP

Sonhado pelos adeptos ainda na década de 50, o Beira-Rio foi inaugurado no dia 6 de abril de 1969, com um particular entre Inter e Benfica. O Inter venceu por 2-1, com golos de Claudiomiro.

Mangueirão, em Belém, é o nono maior estádio do Brasil

Principal estádio do Pará, o Mangueirão está localizado em Belém, na capital do estado. Com capacidade para 53 mil espectadores, o Mangueirão foi inaugurado 1978, com um clássico entre Paysandu e Remo, que terminou empatado 0-0.

Mangueirão foi sede da Supertaça Rei 2025
Mangueirão foi sede da Supertaça Rei 2025Raphael MACEDO / AFP

O Mangueirão recebe principalmente partidas de Paysandu e Remo, recebeu uma partida recente da seleção brasileira, nas eliminatórias, e foi sede da Supertaça Rei 2025, entre Botafogo e Flamengo. 

Parque do Sabiá, em Uberlândia, é o décimo maior estádio do Brasil

Em décimo lugar como maiores estádios do Brasil está o Parque do Sabiá, em Uberlândia, no interior de Minas Gerais, com capacidade para 52.990 espectadores. O estádio foi inaugurado em 1982 e pertence à prefeitura da cidade. Com restrições de capacidade, o espaço já chegou a comportar mais de 72 mil adeptos.