Tenso durante os 120 minutos de jogo, o duelo entre Países Baixos e Argentina não ficou mais calmo durante o desempate por penáltis. E tudo transbordou quando Lautaro Martínez desferiu o remate que enviou a Albiceleste para as meias-finais do Campeonato do Mundo.
Assim que viram a bola embater nas redes, os jogadores da Argentina apressaram-se a celebrar com o avançado do Inter de Milão, mas Otamendi não esqueceu os adversários. Virado para os jogadores neerlandeses, desolados, o central argentino que pertence ao Benfica colocou as mãos nas orelhas, num gesto em tom de desafio que mereceu várias críticas.
“Celebrei assim porque existia um jogador dos Países Baixos que em todos os penáltis vinha até ao nosso lado gritar com alguns jogadores. Foi uma foto tirada fora do contexto, limitei-me a reagir ao comportamento deles”, justificou na zona mista, falando ainda da partida: “Tentámos vencer no prolongamento, não conseguimos. Depois, felizmente temos o Emiliano Martínez, disse-lhe que era uma besta e que gosto muito dele”.
De acordo com a imprensa argentina, Denzel Dumfries foi o jogador criticado por Otamendi. O defesa do Inter de Milão foi visto a falar com os batedores de penáltis argentinos enquanto estes se encaminhavam para a marca, sendo que chegou mesmo a ver um amarelo.