Paris-2024: Governo britânico muda de ideias em relação aos atletas russos e bielorrussos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Governo britânico muda de ideias em relação aos atletas russos e bielorrussos

Paris 2024
Paris 2024Profimedia
O governo britânico é a favor da participação de russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de Paris, desde que compitam como atletas neutros e não sob as suas bandeiras nacionais.

Londres escreveu esta terça-feira ao Comité Olímpico Internacional e ao Comité Paralímpico Internacional para expressar o seu apoio à readmissão destes atletas, que foram excluídos de todas as competições internacionais desde fevereiro de 2022, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Desde então, no entanto, tanto o COI como o IPC permitiram que os indivíduos competissem sem bandeiras, emblemas ou hinos do seu país. A proibição de a Rússia e a Bielorrússia participarem em eventos por equipas deverá manter-se em vigor.

No que diz respeito ao Reino Unido, trata-se de uma inversão acentuada da sua posição anterior na cena internacional. Ainda no ano passado, a Secretária de Estado da Cultura, dos Meios de Comunicação Social e do Desporto, Lucy Frazer, declarou que "qualquer plano que permitisse a participação de atletas russos e bielorrussos em Paris" não era credível. Nem mesmo perante a censura pública da invasão da Ucrânia.

Os próximos Jogos Olímpicos realizam-se de 26 de julho a 11 de agosto e os Jogos Paralímpicos de 28 de agosto a 8 de setembro.