Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Tenista Naomi Osaka autorizada a competir apesar do ranking baixo

Naomi Osaka, antiga número um mundial e vencedora de quatro torneios do Grand Slam
Naomi Osaka, antiga número um mundial e vencedora de quatro torneios do Grand SlamAFP
A tenista Naomi Osaka, antiga número um mundial e vencedora de quatro torneios do Grand Slam, poderá competir nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, nos ‘courts’ de Roland Garros, informou esta quinta-feira a Federação japonesa de ténis.

Adoraria jogar, se me deixarem”, tinha afirmado a tenista, em 13 de abril, por ocasião da Taça Billie Jean King, principal competição por seleções do ténis feminino.

A tenista teve o privilégio de acender a chama olímpica na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, disputados em 2021 devido à pandemia da covid-19, num torneio em que foi eliminada na terceira ronda, nos oitavos de final.

Osaka esteve afastada do circuito a partir do final de 2022, durante 15 meses, num período em que foi mãe, regressando apenas à competição em janeiro deste ano, no 800.º lugar do ranking, tendo desde então subido a 125.ª.

A possibilidade de competir em Paris2024 é-lhe atribuída pela Federação internacional, devido a uma categorização de ‘ranking protegido’, para tenistas que tenham estado fora do circuito por diversos motivos, além de ter a seu favor quatro Grand Slams.

Em masculinos, Kei Nishikori, antigo número quatro mundial e atual 286.º ATP, depois de uma série de lesões, também beneficiou de ‘ranking protegido’ e estará, igualmente, em Paris.