Mais

Partey ainda em dúvida no Arsenal, Jesus de fora para a viagem a Leicester

Arteta falou ainda sobre a falta de proteção a Bukayo Saka
Arteta falou ainda sobre a falta de proteção a Bukayo SakaAFP
O médio ganês do Arsenal Thomas Partey pode regressar aos líderes da Liga Inglesa na deslocação a Leicester, agendada para sábado, mas o avançado brasileiro Gabriel Jesus continua a recuperar da lesão de longa duração, indicou Mikel Arteta esta sexta-feira.

Partey esteve ausente na derrota na receção ao Manchester City (1-3) e na reviravolta por 4-2 no terreno do Aston Villa na semana passada devido a uma lesão lombar, enquanto Jesus está afastado dos relvados desde que saiu queixoso do joelho a jogar pelo Brasil no Mundial do Catar.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

"O Thomas não treinou muito, mas parece que pode estar disponível. Vamos ver como treina hoje (sexta-feira)", disse Arteta aos jornalistas esta sexta-feira, na véspera da visita ao 14.º classificado Leicester.

"Ele é um jogador mesmo importante para nós que falhou os últimos jogos, mas esperamos que possa estar disponível", acrescentou.

Acompanhe o relato áudio através da app ou site
Acompanhe o relato áudio através da app ou siteFlashscore

"(Gabriel Jesus) está a progredir bem, está a fazer cada vez mais no campo. O joelho não está a reagir e isso é realmente positivo. Queremos que volte rapidamente, mas respeitamos a linha de tempo dos médicos. Ele normalmente passa os limites", disse.

O Arsenal, próximo adversário do Sporting na Liga Europa, lidera a tabela da Premier League com 54 pontos, mais dois que o segundo classificado Man. City, que tem um jogo a mais. O Manchester United está em terceiro, com 49, e o Tottenham no quarto, com 42.

No entanto, Arteta acredita que o campeonato não é uma corrida a dois.

"Penso que há mais equipas envolvidos e todos os dias vão ser uma corrida - uma corrida para convencer esses jogadores a treinarem melhor, a jogarem melhor. Contra o Leicester, vamos ter que ser uma equipa muito boa para os vencer, especialmente pela forma como têm jogado nas últimas semanas". 

O treinador abordou ainda aquilo que considera ser a falta de proteção a Bukayo Saka, que tem sido alvo de algumas entradas mais ríspidas dos adversários, apoiando o seu jogador, mas dizendo que o extremo de 21 anos pode arranjar formas melhores para lidar com o assunto. 

No jogo com o Aston Villa, Saka estava a ser algo massacrado e a frustração levou-lhe a melhor já perto do intervalo, depois de ter sofrido uma falta de Philippe Coutinho e ter empurrado o brasileiro. Apesar dos desarmes mais agressivos, o jogador que lidera os golos e as assistências nos gunners não perdeu nenhum dos últimos 65 jogos da equipa, a série mais longa do campeonato. 

"Agora há muito foco no Bukao, e temos de ter isso em mente como equipa nos planos que elaboramos, compreeendendo o que os adversários estão a fazer, mas com a certeza de que os árbitros têm a sua responsabilidade e têm de fazer o seu trabalho", vincou. 

"Se lhe perguntarem agora como era quando era miúdo, com 10, 11, 12, 13, 14 anos - não é muito diferente. Extremos e jogadores talentosos levam pontapés e são derrubados e ainda têm a exigência de ganhar jogos e essa é a oportunidade que ele tem, é esse o papel dele na equipa. Mas nós temos de treinar isso e ele precisa de aprender a receber certas bolas, o que fazer com elas, como usar o seu corpo, quando saltar", elaborou.

Ao mesmo tempo, há relatos de que Saka está perto de renovar com o emblema num novo contrato de longa duração, embora Arteta não tenha revelado quando questionado sobre o assunto.

"Queremos manter os nossos melhores jogadores, os jogadores que estamos a desenvolver. Queremos criar um projeto de longa duração aqui e precisamos dos melhores jogadores no clube. Quando estiver feito, poderei dizer mais. Mas obviamente temos a intenção de estender o contrato dos nossos jogadores", apontou.

O Leicester perdeu por 3-0 na última jornada em casa de um United em altas, mas nos encontros anteriores bateu o Tottenham por 4-1 e, tal como os gunners, venceu em casa do Aston Villa por 4-2