Património do antigo selecionador alemão Herberger é um "bem cultural de valor"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Património do antigo selecionador alemão Herberger é um "bem cultural de valor"

O espólio do antigo selecionador alemão Sepp Herberger foi classificado como "bem cultural valioso"
O espólio do antigo selecionador alemão Sepp Herberger foi classificado como "bem cultural valioso"AFP
Uma grande honra para Sepp Herberger: o espólio do ícone do futebol alemão foi inscrito no "Registo dos bens culturais de valor nacional". Trata-se do primeiro legado do mundo do futebol a ser incluído no registo. Herberger conduziu a equipa da Federação Alemã de Futebol (DFB) ao seu primeiro título de campeão do mundo, como selecionador nacional, em 1954. O património de Herberger é propriedade da Fundação DFB, que tem o seu nome.

"A inclusão do espólio de Herberger na lista de bens culturais de valor nacional é uma grande honra e estamos todos muito satisfeitos", afirmou o Presidente da DFB, Bernd Neuendorf.

"É bom assegurar o espólio para as gerações futuras desta forma", acrescentou.

Um bem cultural classificado como de valor nacional deve ser objeto de uma proteção especial e só pode ser exportado para o estrangeiro sob condições rigorosas. A condição prévia para a inscrição no registo é que o bem tenha um significado especial para o património cultural alemão e para a formação da identidade da cultura alemã, e que a sua conservação a longo prazo na Alemanha seja de grande interesse público cultural.

A inscrição no registo é feita de forma restritiva. Passados mais de 60 anos, existem cerca de 2700 registos.

O legado de Herberger, falecido em abril de 1977, é constituído por mais de 200 caixas de arquivo. A DFB criou a Fundação Sepp Herberger em março de 1977. Desde 1989, é a sucessora legal do casal sem filhos, Sepp e Eva Herberger.

Para além do legado escrito, cerca de 4600 fotografias, a biblioteca de Herberger e numerosas recordações importantes pertencem ao arquivo, que se encontra no Campus da DFB em Frankfurt/Main. As exposições especiais estão permanentemente emprestadas ao Museu Alemão do Futebol, em Dortmund.

O processo de registo foi efetuado com base na Lei de Proteção Cultural do Ministério da Ciência e Investigação, Arte e Cultura do Estado de Hesse e contou com o apoio de uma comissão de peritos.

Menções