Paulo Pereira destaca importância do jogo com Macedónia rumo ao Europeu de andebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paulo Pereira destaca importância do jogo com Macedónia rumo ao Europeu de andebol
Paulo Pereira, selecionador nacional de andebol
Paulo Pereira, selecionador nacional de andebol
LUSA
O selecionador português de andebol, Paulo Pereira, destacou hoje a importância do jogo de quinta-feira com a Macedónia do Norte, em Skopje, na definição da primeira posição do Grupo 1 de apuramento para o Euro-2024.

Este jogo, amanhã, vai ser o primeiro de dois (com a Macedónia do Norte) e, teoricamente, vai decidir quem vai ficar em primeiro lugar do grupo, sem menosprezar a Turquia nem o Luxemburgo”, considerou Paulo Pereira.

Portugal e Macedónia do Norte somam por vitórias os dois jogos realizados, frente à Turquia e ao Luxemburgo, e os próximos dois jogos entre si, na quinta-feira, em Skopje, e no domingo, em Matosinhos, poderão já decidir o vencedor do grupo.

Siga aqui as incidências do jogo

O objetivo primordial é podermos ficar em primeiro lugar do grupo a pensar já na questão do sorteio do próximo Euro. De certa forma, para nós, é um privilégio estar a falar já no sorteio do próximo Euro e a pensar na possibilidade de aceder a um torneio pré-olímpico”, defendeu.

Paulo Pereira, que conduziu Portugal às fases finais dos últimos mundiais, europeus e Jogos Olímpicos, disse ainda que há uns anos “esta situação era impensável” e quer dizer que a seleção “subiu um patamar”, mas que “obriga a mais coisas”.

São dois jogos de altíssima rotação, sobretudo este aqui, pois todos sabemos a intensidade com que têm que ser jogados, tendo em conta o público. Ficam jogos muito pesados”, referiu o selecionador nacional na antevisão da partida.

Para superar a Macedónia do Norte e dar um passo decisivo rumo à qualificação para o Euro-2024, num expectável ambiente adverso, Paulo Pereira defendeu que Portugal tem que ter uma comunicação eficaz entre os seus jogadores, para poder rentabilizar em jogo tudo o que for planificado.

Apesar do pouco tempo disponível para preparar o jogo, inferior ao dos macedónios, que não viajaram e jogam quase todos em casa, Paulo Pereira acredita que, se a comunicação resultar, Portugal “irá conseguir, com certeza, um bom resultado”.

Após os dois primeiros jogos – frente a Turquia (44-27) e Luxemburgo (21-31) –, nos quais os lusos conquistaram duas vitórias, é agora a vez de um duplo confronto com a Macedónia do Norte, adversário que Portugal não defronta em competições oficiais desde 2013.

Portugal enfrenta a formação dos Balcãs na quinta-feira, em Skopje, no mítico Pavilhão Boris Trajkovski, pelas 18:00, e tem novo encontro marcado para domingo, em Matosinhos, pelas 17:00, que poderá ditar já a virtual qualificação para o Euro2024, a decorrer na Alemanha.

Nikola Mitrevski, guarda-redes do FC Porto, é uma das figuras mais proeminentes da seleção da Macedónia do Norte, que também soma dois triunfos, comandada pelo ex-jogador Kiril Lazarov, que detém o título de melhor marcador de sempre da Liga dos Campeões, ao apontar mais de 1.300 golos.