A tocha chegará a Marselha proveniente da Grécia, a sede espiritual dos Jogos Olímpicos, num navio de três mastros. A iniciativa marca o arranque dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, cuja cerimónia de abertura acontecerá no Rio Sena, em Paris.
"Na primavera de 2024, Marselha terá a honra e a sorte de ser a primeira cidade a dar as boas-vindas à chama Olímpica em solo francês", revelou a organização em comunicado.
"O Belem, um majestoso navio de três mastros, vai transportar a chama ao longo do Mar Mediterrâneo, desde Atenas até Marselha, duas cidades intimamente ligadas por uma história partilhada", acrescenta a nota.
Reza a história que a antiga colónia grega de Massalia foi fundada na costa mediterrânica francesa no ano 600 AC e que, mais tarde, esta se tornaria na Marselha dos tempos modernos.
Tony Estanguet, responsável da organização do evento, sublinhou que Marselha "foi a escolha natural e clara" para receber a chegada da tocha Olímpica. A cidade vai acolher provas de vela durante os Jogos de 2024, que acontecerão entre 26 de julho e 11 de agosto.