Mais

Plioto luso Filipe Albuquerque desiste no campeonato americano de resistência

 Filipe Albuquerque desistiu depois de uma das rodas do Acura saltar
Filipe Albuquerque desistiu depois de uma das rodas do Acura saltarIMSA

O português Filipe Albuquerque (Acura) desistiu este domingo da sexta prova do campeonato norte-americano de resistência (IMSA), em Watkins Glen, depois de ter chegado a liderar.

O piloto natural de Coimbra, que faz equipa com o norte-americano Ricky Taylor, viu uma das rodas do Acura saltar durante o turno de condução do seu colega, eles que disputam a categoria mais importante, a GTP, para protótipos.

Foi uma corrida frustrante, com altos e baixos. A certo ponto, levámos uma penalização injusta, que nos atirou para último. Depois, tomei a decisão certa de montar pneus slick, o que me permitiu passar para segundo. Quando lutava para chegar ao primeiro lugar, o meu adversário empurrou-me duas vezes no meio da reta, quando ele podia claramente dar-me espaço”, explicou Filipe Albuquerque.

O piloto português admite ter sentido “um barulho estranho no carro” quando foi tocado pelo adversário, mas conseguiu consumar a ultrapassagem.

Mais tarde, a rosca que aperta a roda partiu, já com o Ricky (Taylor), mas tenho a certeza que foi daquele toque. Não levaram nenhuma penalização, pois pareceu inofensivo, mas fez com que desistíssemos”, acusou.

Quanto a si, Albuquerque diz ter feito “uma boa corrida, tanto em seco como com chuva”.

Deixei o carro em primeiro, mas acabámos por desistir, o que é muito frustrante”, concluiu.

Também o outro português em prova, João Barbosa (Ligier), que compete na segunda categoria mais importante, a LMP2, foi forçado a desistir.

A prova foi ganha pelo brasileiro Felipe Nasr (Porsche).

A próxima jornada do IMSA acontece a 13 e 14 de julho, no Canadá.