Mais

Rafa Nadal joga partida decisiva nas ATP Finals contra Auger-Aliassime... e o seu tio Toni

Rafa Nadal vai defrontar Auger-Aliassime e o seu tio Toni
Rafa Nadal vai defrontar Auger-Aliassime e o seu tio ToniAFP
Rafa Nadal enfrenta Auger-Aliassime na terça-feira, na sua segunda partida nas ATP Finals, com a obrigação de vencer para evitar estar fora da corrida pelo título. O tenista espanhol terá também outro rival, não no campo mas nas bancadas, já que o seu tio Toni é o treinador do canadiano.

Se Nadal quer ganhar o único grande título que lhe falta, o torneio masters agora conhecido como ATP Finals, e por conseguinte terminar o ano como número um do mundo, terá de ganhar todos os jogos que faltam disputar.

Mas não vai ser uma tarefa fácil. Primeiro, por causa da sua condição física. Embora a lesão abdominal tenha terminado, como ele próprio reconheceu, e em treino esteja a ter boas sensações físicas, terá ainda de recuperar o ritmo da competição. 

Em segundo lugar, por causa dos adversários. Para encontrar essa velocidade no seu jogo, o maiorquino precisa de alguma adaptação. Algo que os adversários não lhe permitem fazer porque são os melhores do mundo a jogar neste torneio, o quinto maior do ano. 

E em terceiro lugar, porque se alguém conhece bem Rafa Nadal, além do próprio jogador, é Toni Nadal, o seu tio, o seu mentor, o homem que o fez um dos melhores jogadores de ténis da história. Mas Toni agora está do outro lado da rede, visto que é o treinador de Auger-Aliassime.

Não é a primeira vez que o espanhol e o canadiano se encontram num court. O primeiro foi em Roland Garros e Toni não estava lá porque queria estar presente. No entanto, agora é diferente. Não se trata de Paris, mas sim de Turim. E a história do torneio não tem as conotações sentimentais que façam com que não queira enfrentar Rafa. 

Assim, desta vez Toni Nadal estará presente no jogo e sentado na tribuna do tenista canadiano que pode privar Rafa de avançar na competição. Terá, logicamente, uma dura tarefa em mãos, embora o treinador já tenha decidido não celebrar nenhum ponto contra o seu sobrinho. Ganhe quem ganhar, não há dúvidas de que Toni Nadal ficará feliz.