Râguebi: Lesão nas costas obriga Ken Owens a reformar-se

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Râguebi: Lesão nas costas obriga Ken Owens a reformar-se
Ken Owens, jogador de futebol do País de Gales, vai retirar-se do râguebi
Ken Owens, jogador de futebol do País de Gales, vai retirar-se do râguebiAFP
O jogador de linha do País de Gales, Ken Owens, anunciou a sua reforma na quarta-feira, depois de não ter conseguido recuperar de uma lesão persistente nas costas.

Owens, que já jogou 91 vezes pelo País de Gales, não joga desde que defrontou o Scarlets, de Llanelli, na meia-final da Challenge Cup da época passada, contra o Glasgow Warriors. O jogador de 37 anos foi operado em julho passado a um disco protuberante que pressionava um nervo das costas e retirou-se da seleção do País de Gales para o Campeonato do Mundo de 2023, em França.

Havia esperanças de que Owens, antigo capitão do País de Gales, voltasse à ação. Mas não conseguiu recuperar e o jogador, o com mais jogos pelo País de Gales, decidiu agora pôr fim a uma carreira que lhe valeu 274 jogos pelos Scarlets.

"Relutantemente, estou a anunciar a minha retirada do râguebi", disse Owens num comunicado do clube.

"Não jogar tem sido um desafio, mas chegou a altura certa de seguir os conselhos médicos e pendurar as botas. Se eu tivesse escrito o guião, teria feito mais um jogo pelo País de Gales, pelos Scarlets e, finalmente, pelo Carmarthen Athletic. Uma oportunidade para me despedir e agradecer a todos os envolvidos. Mas não foi assim. Pode não ser o final dos sonhos, mas a minha carreira tem sido mais do que eu poderia ter sonhado", explicou Owens, que também representou os Leões Britânicos e Irlandeses em cinco testes em tours na Nova Zelândia (2017) e África do Sul (2021).

Owens estreou-se nos Scarlets ainda adolescente e levou-os a conquistar o título Pro12 na época 2016/17. Ganhou também dois Grand Slams e mais dois títulos das Seis Nações com o País de Gales e ajudou a equipa a chegar a duas meias-finais do Campeonato do Mundo.

Owens foi também o capitão do País de Gales na época passada do Torneio das Seis Nações, altura em que fez a sua última aparição em testes.

Nesse torneio, Owens, na qualidade de capitão do País de Gales, representou as opiniões dos seus colegas de equipa junto da Welsh Rugby Union (WRU), depois de estes terem ameaçado entrar em greve devido a disputas contratuais antes do jogo contra a Inglaterra.

"Ken teve uma carreira incrível no râguebi e foi um embaixador brilhante do jogo no País de Gales", afirmou o treinador do País de Gales, Warren Gatland: "O Ken é um galês incrivelmente apaixonado. Sei que significava muito para ele jogar pelo País de Gales e isso notava-se sempre que vestia a camisola vermelha. Tem sido um profissional dedicado e um grande líder, sempre a ajudar a elevar os padrões, mas também popular entre os seus colegas de equipa. Foi uma decisão fácil nomeá-lo capitão".

Entretanto, o diretor executivo da WRU, Abi Tierney, saudou Owens como um "jogador maravilhoso" e "um modelo consumado para os jovens de todo o país que estão a desenvolver o seu amor pelo jogo".

Owens é o mais recente jogador sénior do País de Gales a retirar-se do râgebui de teste nos últimos 12 meses, depois de Alun Wyn Jones, Justin Tipuric, Dan Biggar, Leigh Halfpenny e George North.

Esta época, o novo País de Gales sofreu o embaraço de terminar no último lugar das Seis Nações pela primeira vez desde 2003, depois de perder os cinco jogos que disputou.