Ranking da UEFA: Sporting ajuda Portugal a manter perseguição aos Países Baixos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ranking da UEFA: Sporting ajuda Portugal a manter perseguição aos Países Baixos
Portugal em risco de perder equipas na Liga dos Campeões
Portugal em risco de perder equipas na Liga dos Campeões
UEFA
Com a eliminação do Arsenal, Portugal mantém duas equipas na fase a eliminar das competições europeias. Contudo, Países Baixos também viram AZ Alkmaar e Feyenoord seguir em frente e podem ajudar a cimentar o sexto lugar.

Continua taco a taco a luta entre Portugal e os Países Baixos pelo sexto lugar do ranking da UEFA. Recorde-se que esta posição garante três equipas na Liga dos Campeões (duas de forma direta e uma na terceira pré-eliminatória), sendo que ambos os países também se aproximam cada vez mais de França, mas uma coisa de cada vez.

Com a passagem de Benfica e Sporting para os quartos de final da Liga dos Campeões e Liga Europa, respetivamente, Portugal mantém duas equipas na fase a eliminar das provas europeias (o FC Porto, recorde-se, foi eliminado pelo Inter), tantas como os Países Baixos. O Feyenoord goleou o Shakhtar e seguiu em frente na Liga Europa, enquanto o AZ Alkmaar surpreendeu a Lazio na Liga Conferência.

Contudo, este está longe de ser o cenário ideal, já que as duas equipas dos Países Baixos conseguem fazer mais pontos que as duas de Portugal. Isto porque o ranking da UEFA contabiliza vitórias (dois pontos), empates (1) e bónus (um ponto) por cada ronda avançada, mas estes são divididos pelo número de equipas que iniciaram as provas europeias.

Uma vez que em 2022/23 (e também 2023/24), Portugal conta com seis lugares de qualificação para as competições europeias, todos os pontos feitos são divididos por seis. Os Países Baixos colocaram cinco emblemas nas provas continentais, o que significa que tudo o que for amealhado é dividido por cinco.

Vejamos o exemplo do Sporting: os leões venceram o Arsenal nos penáltis, mas a UEFA contabiliza o empate no final do tempo regulamentar e atribui dois 0,5 pontos, a que se junta mais um pela passagem à próxima fase. Isto dá 1,5 pontos, mas que na verdade apenas 0,25 entra para o ranking. No caso do Feyenoord, a vitória diante do Shakthar garante um ponto, a que se junta mais um de bónus, dois no total, sendo que 0,4 vão para o ranking.

Neste momento, Portugal soma 12,166 pontos em 2022/23 e segue atrás dos Países Baixos (12,500), que estão atualmente no sexto lugar. Se as equipas forem todas eliminadas neste ronda, quer isto dizer que os neerlandeses garantem o sexto lugar em 2024/25 e passam a ser eles a colocar três equipas na Liga dos Campeões, com a Liga a ficar com apenas dois lugares (um na fase de grupos e outro na pré-eliminatória), sendo que o outro passa para a Liga Europa.

França ali à vista

Além desta luta titânica pelo sexto lugar, não é de descartar também o assalto ao quisto posto. Pelo terceiro ano consecutivo, França não vai conseguir fazer melhor do que um dos concorrentes abaixo. Das seis equipas que se apuraram, só o Nice ainda está em prova, sendo que todos os pontos que fizer serão sempre divididos por seis.

Ora, neste momento, França tem 60,997 pontos, uma magra vantagem em relação a Países Baixos (58,900) e Portugal (55,882). E isto com a aliciante de a apartir de 2024/25, com a renovada Liga dos Campeões, o quinto classificado ranking garantir mais um lugar na Champions (três por via direta e um na pré-eliminatória).

Ranking da UEFA
Kassiesa.net

Como é calculado o ranking?

De há uns anos para cá que a calculadora tem sido uma ferramenta indispensável no futebol português. Vamos então perceber como são feitos os cálculos deste ranking, com recurso à página oficial da UEFA.

Sistema de pontuação:

2 pontos – Vitórias na fase de grupos de todas as provas europeias

1 ponto – Vitórias nas pré-eliminatórias e jogos a eliminar das provas europeias/ empates nas fases de grupo

0,5 pontos – Empates nas pré-eliminatórias e jogos a eliminar

4 pontos – Participação na fase de grupos da Liga dos Campeões/Apuramento para os oitavos da Champions

4 pontos – Vencedores dos grupos da Liga Europa

2 pontos – vencedores dos grupos da Liga Conferência

1 ponto – segundos classificados dos grupos da Liga Conferência

1 ponto – por cada ronda passada após os oitavos de final (Liga dos Campeões e Liga Europa)

1 ponto – por cada ronda após as meias-finais (Liga Conferência).

Todos os pontos obtidos são divididos pelo total de equipas a participarem na Liga dos Campeões de cada país.