Regulamento da FIFA sobre transferências viola direito da UE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Regulamento da FIFA sobre transferências viola direito da UE

Tribunal de Justiça da União Europeia pede que a FIFA considere regras sobre transferências de jogadores
Tribunal de Justiça da União Europeia pede que a FIFA considere regras sobre transferências de jogadoresAFP
O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) deve considerar que algumas regras da FIFA em matéria de transferência de jogadores podem revelar-se contrárias ao direito comunitário, recomenda esta terça-feira um advogado-geral da instituição.

Em causa está, segundo um comunicado de impressa do TJUE, a obrigação do novo clube, juntamente com o jogador, serem obrigados a eventualmente indemnizar o clube anterior em caso de litígio por rescisão, o que, considera o advogado-geral, pode ser contrário às regras da UE sobre concorrência e também liberdade de circulação de pessoas.

O regulamento da FIFA, indica o advogado, restringe a liberdade de circulação, por um lado, e afeta a concorrência entre clubes, por outro, ao limitar a capacidade dos clubes para recrutar jogadores.

Na origem do caso sobre o qual o TJUE foi chamado a pronunciar-se está a impugnação, por um jogador profissional, das regras contratuais entre clubes e futebolistas, no caso concreto de uma rescisão sem justa causa de um contrato.

Alega o jogador, que saiu do clube russo Lokomotiv Moscovo, a dificuldade em encontrar um novo clube devido à exigência de indemnização pela sua saída e exige, por sua vez, o pagamento de salários em atraso.

A recomendação do advogado-geral não vincula o tribunal, mas é seguida na maioria das vezes.

Menções