FIFA aumentou salário de Gianni Infantino para os 2,55 milhões de euros anuais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FIFA aumentou salário de Gianni Infantino para os 2,55 milhões de euros anuais

Gianni Infantino, presidente da FIFA
Gianni Infantino, presidente da FIFAPAP
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, ganhou mais de 4,13 milhões de francos suíços (4,29 milhões de euros) no ano passado, um aumento anual de 33%. de acordo com o relatório financeiro da organização analisado pela AP.

A FIFA aumentou o salário base de Infantino em mais de 500 mil francos no ano passado, para 2,46 milhões (2,55 milhões de euros). O seu bónus anual foi de 1,65 milhões de francos, o mesmo que em 2022, quando o Campeonato do Mundo se realizou no Catar.

O antigo presidente da FIFA, Sepp Blatter, recebeu um bónus contratado de 12 milhões de dólares pelo Campeonato do Mundo de 2014, além do seu salário base e dos bónus anuais de 3 milhões de dólares.

Os pagamentos aos 37 membros do Conselho da FIFA permaneceram inalterados. Os seis vice-presidentes responsáveis pelas federações continentais receberam 300 mil dólares (mais reembolso de despesas) da FIFA. Os outros membros receberam 250 mil dólares (mais despesas). Os salários são fixados por um painel de remuneração da FIFA presidido por Mukul Mudgal, um árbitro reformado da Índia, que recebeu 250 mil dólares no ano passado.

Para o ciclo de quatro anos 2023-2026, a FIFA projectou receitas totais de 11 mil milhões de dólares, mas sem incluir as receitas do Campeonato do Mundo de Clubes, que contará com 32 equipas nos EUA pela primeira vez no próximo ano.

A FIFA disse que o Mundial Feminino da FIFA 2023 gerou receitas de 1,17 mil milhões de dólares, incluindo 456 milhões de acordos de marketing e 267 milhões de direitos de televisão. A venda de bilhetes rendeu 43 milhões de dólares.

A FIFA disse que gastou quase 1,75 mil milhões de dólares em 2023, dos quais 499 milhões de dólares foram para o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino. Os pagamentos às equipas participantes e aos clubes de jogadores ascenderam a 152 milhões de dólares.

A FIFA paga a cada uma das suas 211 federações membros até 8 milhões de dólares de quatro em quatro anos, tendo gasto 470 milhões de dólares no ano passado para o desenvolvimento do futebol.

As atuais reservas financeiras da FIFA ascendem a 3,6 mil milhões de dólares.

Menções