Jogo contra o Penafiel, equipa da Liga 2: "Estamos habituados a isso. Ainda na semana passada jogámos contra uma equipa da Liga 2 e vamos fazer o que fazemos sempre: analisar e respeitar o adversário. Amanhã é o último duelo antes de uma paragem e queremos acabar com um bom jogo em casa, jogar bom futebol e ganhar".
Jogadores que não foram ao Mundial podem tirar o lugar aos que foram convocados? "Temos muitos jogadores de qualidade, mas só podem jogar onze de cada vez. Alguns estão no Mundial e, agora, outros podem mostrar-se e ter minutos. Todos têm treinado muito bem. Para alguns jogadores, é muito importante jogar, principalmente para os que estavam lesionados, como o João Victor, o Lucas Veríssimo ou o Morato. Têm de voltar a estar em forma, ter minutos e regressar à compeitção. O Lucas Veríssimo esteve doente na semana passada, com febre. Não jogou (contra o Estrela da Amadora) e está de fora para amanhã, mas espero que volte antes do Natal e possa ter minutos de jogo. Os jogadores estão bem e é importante para o plantel que haja este tipo de concorrência".
Lucas Veríssimo está ao nível demonstrado antes da lesão? "Para já, não pode ser o mesmo jogador, porque lesionou-se há um ano quando era titular do Benfica e jogador da seleção brasileira. Agora está em forma, trabalhou muito bem na recuperação e já não tem queixas. Para voltar a estar na sua melhor forma, precisa de jogos e, infelizmente, esteve doente. Não pôde jogar na última semana e amanhã também não pode, mas esperamos que recupere a forma porque é um excelente jogador e todos sabem como era antes da lesão".
André Almeida pode ter minutos ou deve sair em janeiro? "Todos os jogadores são opção para mim. Ele está no plantel, como outros jogadores, mas eu tenho de fazer escolhas para o onze. O Gilberto tem estado muito bem, foi titular no início, depois suplente porque o Bah também esteve muito bem. Agora, o Gilberto é o suplente dele. Tenho de tomar decisões para amanhã. Quanto ao mercado, nunca se sabe. É normal que saiam alguns jogadores e outros entrem. Não esperamos ter grandes alterações em janeiro, mas isso depende também dos jogadores".
Draxler: Já conhecíamos o Julian (Draxler) e sabíamos, quando o contratámos, que não estava em grande forma, porque tinha estado lesionado e não estava a trienar com o plantel do Paris Saint-Germain por decisão do clube. Mas achámos que era uma boa oportunidade, um jogador excelente que teríamos de recuperar. Ele entrou desde o banco, lesionou-se contra o FC Porto, esteve fora e agora regressou. Jogou na semana passada e precisamos de lhe dar minutos para que atinja a sua melhor forma. É um jogador de grande qualidade, com armas muito particulares e pode ser muito importante para nós na segunda metade da época. Ainda nem a meio vamos e acho que ele pode ser uma boa arma para o que falta jogar".
Invencibilidade e aproximação ao recorde de 31 jogos sem perder: "Não sei, pensamos nisto pela nossa perspetiva. O que fizemos foi estar muito concentrados em cada jogo, sem olhar adiante e a pensar sempre em jogar o próximo jogo da melhor forma possível, sempre concentrados. É difícil ganhar sempre, como se vê no Mundial, em que há surpresas. O futebol é um jogo peculiar, todos os encontros são difíceis e um desafio, e não faz sentido pensar muito à frente, em recordes ou estatísticas. Estou concentrado nos próximos 90 minutos, queremos jogar bom futebol, ter oportunidades, não dar a bola ao adversário e lutar por ganhar o jogo. É possível controlar e dominar o jogo e esse é o nosso objetivo. É por isso que conseguimos ganhar muitos jogos até ao momento".
Treinar uma seleção nacional é ambição? "Para ser sincero, nunca pensei nisso, não tenho um plano. Estou sempre concentrado no momento atual e estou muito orgulhoso por estar no Benfica, foi uma excelente decisão vir para cá. Nunca fui selecionador nacional, mas acho que o estilo de trabalho é completamente diferente. Só temos a equipa durante uns dias para preparar um torneio. Seria uma honra fazê-lo e deve ser muito interessante, mas é difícil responder a isso de momento porque o meu foco está no Benfica".
O Benfica defronta o Penafiel este sábado, pelas 20:45 horas, no Estádio da Luz, em jogo da 2.ª jornada do grupo C da Taça da Liga.
