Mais

Rúben Amorim e um leão à procura de feitos inéditos: Sporting recebe Arsenal

Leões querem fazer a festa em Alvalade
Leões querem fazer a festa em AlvaladeOpta by Stats Perform, AFP
O treinador português nunca conseguiu vencer em casa numa eliminatória da fase principal das competições europeias e a equipa leonina também nunca conseguiu levar de vencida os gunners.

O Sporting recebe o Arsenal esta quinta-feira (17:45 horas) na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa. Um duelo em que os lisboeta podem aproveitar para quebrar enguiços e fazer sorrir os adeptos numa época que tem corrido aquém das expectativas.

Homem responsável por fazer quebrar o jejum de títulos em Alvalade, Rúben Amorim tentar lutar esta quinta-feira contra um dos poucos recordes negativos da ainda jovem carreira de treinador: nunca conseguiu vencer uma partida caseira numa eliminatória da fase principal de uma competição europeia. Tudo começou no SC Braga, quando foi derrotado pelo Rangers na segunda mão dos 16avos de final da Liga Europa. Seguiu-se o desaire com o Manchester City (0-5), nos oitavos de final da Liga dos Campeões na época passada e este ano o empate com o Midtjylland (1-1), no play-off da Liga Europa, estes últimos no comando do Sporting.

Se alargamos às pré-eliminatórias, Rúben Amorim conseguiu um triunfo caseiro: bateu o Aberdeen (1-0), na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, em 2020/21. Um adversário britânico, será um presságio?

Oiça o relato ao vivo de Alvalade <mark>no</mark> site e na app
Oiça o relato ao vivo de Alvalade <mark>no</mark> site e na appFlashscore

Também o Sporting vai tentar matar um borrego contra o Arsenal. Esta será a quinta vez que as duas equipas se vão encontrar e os londrinos nunca perderam contra os leões. Feitas as contas, os ingleses venceram em duas ocasiões e empataram noutras duas, sendo que no mais recente duelo, em 2018, os gunners venceram em Alvalade com um golo de Welbeck e os lisboetas empataram sem golos em Londres.

Sem contar com Manuel Ugarte, a cumprir suspensão – Coates, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita e Matheus Reis estão em risco para a segunda mão – o Sporting vai ter pela frente um adversário que enfrenta problemas de lesões: Tierney e Nketiah estão em dúvida, Gabriel Jesus só agora recuperou de uma grave lesão e Trossard está de fora. Bellerín espera um reencontro coma equipa que representou entre 2011 e 2022, enquanto do outro lado estará Fábio Vieira que enquanto jogador do FC Porto só perdeu um duelo com os leões.

Estão lançados os condimentos para um duelo que se espera de feitos inéditos para Rúben Amorim e o Sporting.

Acompanhe aqui as principais incidências da partida