Rúben Amorim: "Ganhar a Taça da Liga? Não salva nada"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rúben Amorim: "Ganhar a Taça da Liga? Não salva nada"

Rúben Amorim quer vencer a partida frente ao Farense e assumiu o objetivo de voltar a erguer o troféu
Rúben Amorim quer vencer a partida frente ao Farense e assumiu o objetivo de voltar a erguer o troféuSporting CP
O técnico dos leões, Rúben Amorim, esteve esta terça-feira a fazer a antevisão da estreia do Sporting na presente edição da Taça da Liga. Em conferência de imprensa realizada na Academia Cristiano Ronaldo, o timoneiro começou por falar do Mundial-2022, abordou o regresso de Gonçalo Esteves e analisou a competição que agora começa para o seu conjunto.

"Sim, estou duplamente feliz pela vitória da seleção portuguesa. Podia estar um bocadinho mais porque o Ugarte podia ter jogado e acho que isso faz falta. Eles não têm tido muito tempo para treinar entre jogos e o Ugarte estava num bom momento. Sabemos aquilo que custa recuperar outra vez os índices físicos. O Coates jogou, com a defesa com três centrais, e até jogou na esquerda, o que é mais exigente para o que é normal para ele. Portugal ganhou justamente e portanto o Uruguai está mais perto de casa e Portugal está qualificado. Temos agora o Fatawu e o Coates e alguém vai voltar para casa. Desejamos que o Uruguai não vença e que eles voltem para casa".

Paragem de duas semanas: "As duas semanas foram muito boas. Os jogadores tiveram alguns dias para relaxar e estar com as suas famílias, depois voltámos ao trabalho e tivemos tempo para trabalhar os nossos princípios, coisa que não tivemos este ano. O Sotiris voltou da seleção e trabalhou connosco, o Dário (Essugo) e o Matheus Fernandes também voltaram e tiveram tempo para adquirir conhecimento dentro daquilo que nós pretendemos para a equipa. Pena que o St. Juste esteja em dúvida para o jogo, mas acabou de levar uma pancada no joelho e não sei como é que vai ser, ainda vai ser reavaliado. Treinar ajuda sempre as equipas a melhorar".

"Não há nada melhor do que ter tempo para treinar, mas também ter jogos para avaliar como está a equipa. Não concordava muito em parar porque o meu pensamento é: 'nós temos muito para melhorar'. Parando completamente teríamos de mandar os jogadores de férias, ou então só teriam treinos. Tendo este Mundial nesta altura, temos esta competição para manter os índices e preparar o futuro. Na minha cabeça só penso: 'como é que nos vamos apresentar melhor no reinício do campeonato?'. É uma visão mais pessoal, mas vejo estes jogos com bons olhos". 

Antevisão à partida: "Vamos jogar contra uma equipa de Segunda Liga, que é candidata a subir e que tem jogadores muito experientes. Conheço bem o treinador e sei que ele trabalha muito bem a linha defensiva, especialmente a forma como se organiza. Pode mudar e tem jogadores como o Pedro Henrique e o Lucão que podem jogar na frente e nós não tendo uma defesa muito alta, temos de estar preparados para esse tipo de jogo. Se jogar o Rui Costa é um jogo diferente. O Vasco (Lopes) é muito rápido, o Ponde fez a formação no Sporting... portanto, nós conhecemos muito bem a equipa do Farense. É uma competição onde nós queremos ganhar e acima de tudo queremos vitórias consecutivas".

Acompanhe o relato áudio deste jogo
Acompanhe o relato áudio deste jogoFlashscore

Aposta em Essugo no lugar de Ugarte: "O Sotiris também tem treinado a médio-defensivo porque um dos seus grandes problemas é o posicionamento. Nós conseguimos controlar melhor o que é que um jogador daquela posição tem de fazer e acho que o Sotiris tem de começar por ali para passar para o outro lado. Neste jogo vai jogar o Essugo porque já tem mais tempo de trabalho, é um miúdo em que acreditamos muito e temos de o ver. Vamos aproveitar cada minuto para melhorar, sabendo que o objetivo é ganhar".

Taça da Liga: "Vencer? Não salva nada. É uma competição em que se ganha um título, nós queremos ganhar e eu tenho tido sorte de ganhar a Taça da Liga. O que eu gostava mesmo era de ganhar mais campeonatos. É uma competição que nós gostamos, mas a responsabilidade é a mesma. Teríamos a mesma vontade e obrigação se estivéssemos em primeiro, na Taça de Portugal e na Liga dos Campeões. O clube assim o exige".

Regresso de Gonçalo Esteves: "Voltando, vem para o pé de mim, digamos assim. É responsabilidade nossa, é um jogador em que acreditamos muito. Pensámos em emprestá-lo ao Estoril para conseguir jogar e ter rendimento. Não está a conseguir fazê-lo e tem de voltar à base e juntar-se à equipa. Vai juntar-se à equipa A e equipa B porque os jogadores têm de perceber que nós damos uma oportunidade e eles têm de aproveitar e fazer o máximo para fazer o trajeto todo e voltar à nossa equipa. Jogar na nossa equipa é muito difícil. Se eu já o pus no primeiro ano, é porque acredito muito no Esteves. Todos os jogadores têm a porta aberta".

Janela de transferências: "Não vou estar a dizer porque depende de muita coisa. Detetámos os jogadores que poderão ser importantes no mercado e tivemos o exemplo do ano passado, em que houve jogadores que saíram e não pudemos fazer nada. Preparamos o futuro para não acontecer o mesmo que aconteceu este ano, em que o planeamento falhou um bocadinho devido a uma falha de toda a gente. Temos de preparar e salvaguardar todas as posições e ver o que acontece no futuro".

Luís Neto: "Tem carta branca para renovar. Só o que ele joga, a evolução que teve... é um jogador importante para nós e gostamos de chamar à nossa uma equipa uma família e, portanto, nos momentos difíceis temos de estar lá para ajudá-los. O Neto sempre deu rendimento e resultados. Já falei com o (Hugo) Viana e vamos certamente chegar a um bom resultado".

A partida entre o Sporting e o Farense, a contar para a primeira jornada do grupo B da Taça da Liga 2022/2023, está agendada para as 20:45 desta quarta-feira. Marítimo e Rio Ave são as restantes duas equipas que compõe este agrupamento.