Mundial de Râguebi: Bundee Aki, nomeado para melhor jogador do mundo, prolonga contrato com a Irlanda

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de Râguebi: Bundee Aki, nomeado para melhor jogador do mundo, prolonga contrato com a Irlanda

Aki vai jogar pela Irlanda durante mais dois anos
Aki vai jogar pela Irlanda durante mais dois anosAFP
Bundee Aki, cujas prestações pela Irlanda na conquista do Grand Slam das Seis Nações e no Campeonato do Mundo lhe valeram uma nomeação para jogador mundial do ano, prolongou esta sexta-feira o seu contrato com a IRFU até 2025.

O defesa de 33 anos foi, sem dúvida, o melhor jogador da Irlanda no Campeonato do Mundo em França, que terminou com os irlandeses a ficarem a um ponto da sua primeira presença numa meia-final, quando foram derrotados pela Nova Zelândia por 24-28, num jogo emocionante.

O defesa do Connacht, nascido na Nova Zelândia, mais do que compensou o seu infeliz Mundial de 2019, quando foi expulso contra Samoa e falhou a goleada de 46-14 sofrida pelos All Blacks nos quartos de final.

"Jogar na Irlanda significa o mundo para mim e estou muito satisfeito por assinar uma extensão de contrato com a IRFU e o Connacht", disse Aki num comunicado da Irish Rugby Football Union.

"Desde que me mudei para Galway, há nove anos, a Irlanda tornou-se um lar longe de casa e estou incrivelmente grato aos meus treinadores, colegas de equipa e adeptos por terem feito com que eu e a minha família fôssemos tão bem-vindos aqui", afirmou.

A assinatura da prorrogação por Aki será uma boa notícia para o selecionador Andy Farrell, que já perdeu dois jogadores para a reforma, o talismã Johnny Sexton e o defesa Keith Earls.

Aki, que foi convocado 53 vezes desde a sua estreia em 2017, disse que estava entusiasmado com a possibilidade de continuar, porque as jovens estrelas que estão a despontar davam esperança de que o sucesso sob o comando de Farrell continuasse.

"Fizemos grandes amigos e criámos memórias incríveis juntos e estou entusiasmado com o talento que está a surgir em todo o país", afirmou.

"Acredito que ainda estão para vir mais dias fantásticos com a camisola verde da Connacht e da Irlanda e estou extremamente entusiasmado com o que o futuro nos reserva", acrescentou.

David Nucifora, Diretor de Alto Rendimento da IRFU, ficou entusiasmado com o facto de Aki ter assinado a renovação.

"Estamos muito satisfeitos por Bundee ter concordado com esta extensão de contrato, logo após uma série de exibições impressionantes pela Irlanda no Campeonato do Mundo de Râguebi", disse o australiano, que deverá abandonar o seu cargo após os Jogos Olímpicos do próximo ano.

"Bundee é um jogador extremamente popular que deu muito ao Connacht e ao râguebi irlandês durante um longo período de tempo e estamos todos entusiasmados por ele se ter comprometido com esta extensão de contrato", acrescentou.

O próximo teste de Aki para a Irlanda deve vir na abertura das Seis Nações, contra a França, campeã do Grand Slam de 2022, em Marselha, a 2 de fevereiro.