Chegou ao fim a carreira de Thomas Heurtel com a seleção francesa de basquetebol. Esta terça-feira, Jean-Pierre Siutat confirmou ao L’Équipe que o jogador de 33 anos foi excluído da equipa depois de ter assinado com o Zenit São Petersburgo, da Rússia.
‘’Podemos falar dos que estavam na Rússia e não quiseram assinar este acordo [Livio Jean-Charles, do CSKA Moscovo e Louis Labeyerie do Unics Kazan], mas quanto ao Heurtel ele assinou e o compromisso era muito claro. Acabou’’, explicou o dirigente, falando numa carta federal que todos os jogadores assinaram antes do último Europeu em que se comprometiam a não assinar por qualquer clube russo, como protesto pela invasão da Ucrânia.
Heurtel não cumpriu com esse compromisso ao assinar com o Zenit São Petersburgo um contrato válido por duas épocas, naquela que será a primeira passagem pelo basquetebol da Rússia.
Formado no Pau-Orthez, Thomas Heurtel representou já ASVEL, Estrasburgo, Baskonia, Anadolu Efes, Barcelona e Real Madrid. Internacional francês, foi campeão europeu em 2013, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020 e ajudou os gauleses a chegara ao Bronze no Mundial-2014.