Semana de Dérbi: Mostar, uma cidade de dois clubes divididos por rio, guerra, fé e futebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana de Dérbi: Mostar, uma cidade de dois clubes divididos por rio, guerra, fé e futebol

Velež Mostar também participou nas competições europeias
Velež Mostar também participou nas competições europeiasProfimedia/Flashscore
Hoje em dia, a cidade de Mostar, no sul da Bósnia-Herzegovina, é frequentemente inundada por turistas de todo o mundo, que admiram a arquitetura histórica do centro, saboreiam as iguarias locais e tiram fotografias junto à famosa ponte sobre o rio Neretva, de cor verde-esmeralda. A velha ponte está de novo de pé, desde 2004. A ponte original, que remonta ao Império Otomano do século XVI, foi destruída durante a Guerra da Independência da Bósnia, em 1993. A ponte voltou a ligar simbolicamente dois mundos separados pela guerra, mas os erros antigos não desapareceram da cidade e dos seus habitantes. Esta tensão é especialmente acentuada quando se joga o Dérbi de Mostar - uma batalha futebolística entre a margem esquerda do Neretva e a direita, bósnios muçulmanos e croatas cristãos, e os clubes Zrinjski e Velež.

Após o colapso da Jugoslávia socialista, no início dos anos 90, o regime comunista foi substituído por uma coligação de três partidos étnicos na atual Bósnia-Herzegovina. Depois da Eslovénia e a Croácia terem declarado a sua independência da Jugoslávia, surgiram tensões significativas entre a população da Bósnia-Herzegovina.

Os sérvios eram favoráveis a que a Bósnia-Herzegovina continuasse a fazer parte da nova Jugoslávia. Os bósnios e os croatas muçulmanos, pelo contrário, queriam a independência. Os bósnios e os croatas declararam a independência da Bósnia-Herzegovina através de um referendo realizado a 3 de março de 1992. Os sérvios boicotaram o referendo e criaram a sua própria república.

Os conflitos políticos transformaram-se num conflito armado, que vitimou muitos cidadãos da Bósnia-Herzegovina (muitos deles na chamada limpeza étnica) e aumentou consideravelmente a hostilidade mútua entre os povos do país. Nesta guerra, praticamente todos lutaram contra todos. A resolução da guerra da Bósnia foi auxiliada pelas Nações Unidas. Os combates ferozes só terminaram sob a pressão dos Estados Unidos, com a assinatura de um tratado de paz em 1995.

No entanto, a complexidade das relações entre as populações fragmentadas do ponto de vista étnico, religioso e de opinião na Bósnia-Herzegovina, e mesmo em toda a região dos Balcãs, faz com que, ainda hoje, surjam frequentemente conflitos. O futebol abre frequentemente velhas cicatrizes nos Balcãs de sangue quente. Um dos dérbis mais tensos dos Balcãs é o dérbi da cidade de Mostar (Mostarski gradski derbi).

Mostar cortada ao meio

Os dois maiores clubes de Mostar, a capital da Herzegovina, são o HŠK Zrinjski e o FK Velež.

Fundado em 1905, o Hrvatski Sportski klub Zrinjski Mostar é o clube de futebol mais antigo da Bósnia-Herzegovina. É apoiado pela população croata da cidade, que se concentra na margem direita e ocidental do rio Neretva. A palavra "Zrinjski" no nome do clube simboliza uma referência à família nobre croata Zrinski. Além do nome, o emblema do clube também representa a sua identidade croata.

O FK Velež foi fundado em 1922 e o seu nome deriva da montanha Velež, perto de Mostar. O Velež é um clube de bósnios, uma nação jugoslava com uma tradição islâmica. Os bósnios vivem maioritariamente na margem esquerda do rio Neretva, na parte oriental de Mostar. O nome atual é Fudbalski klub Velež Mostar. O nome original Radnički Športski Klub (Clube Desportivo dos Trabalhadores), tanto no acrónimo como no simbolismo, continua a fazer parte do logótipo do clube.

A rivalidade entre os dois clubes contém, não só um conflito de nacionalidade, religião e geografia, mas também de opinião. Por detrás das duas entidades estão grandes grupos de adeptos fanáticos. O HŠK Zrinjski é apoiado pelos Ultras, enquanto o FK Velež é apoiado pelo chamado Exército Vermelho. Assim, os Ultras são exclusivamente de etnia croata, enquanto o Exército Vermelho é constituído maioritariamente por bósnios. Além disso, os Ultras apresentam opiniões e discursos (muitas vezes de extrema-direita), enquanto o Exército Vermelho é fortemente de esquerda.

Expulsos de casa

O primeiro jogo entre os rivais de Mostar teve lugar na década de 1920. A rivalidade entre as duas entidades já era considerável no período anterior à Segunda Guerra Mundial. No entanto, após a guerra (entre 1945 e 1992), as atividades do Zrinjski foram proibidas. A razão foi o facto da equipa ter participado em competições da liga na Croácia, então dominada pelo fascismo, durante o período da guerra.

Na segunda metade do século XX, o Velež era o único grande clube de Mostar. A partir de 1958, a equipa passou a disputar os seus jogos no Stadion pod Bijelim Brijegom. No entanto, este estádio situa-se na parte croata da cidade e, devido à guerra da Bósnia na década de 1990, o Velež teve de se mudar para o lado "adversário" do rio. Em 1995, o Velež inaugurou o novo Estádio Rodeni, na parte oriental da cidade. O estádio do Bijeli Brijeg foi "ocupado" pelo clube Zrinjski na mesma altura, após o recomeço da atividade, o que veio aumentar a tensão nas relações já quentes entre os dois campos.

Dérbi importante do ponto de vista desportivo

Durante o período socialista, o Velež foi um dos principais clubes da Bósnia e teve muitas vezes sucesso em toda a Jugoslávia. Ficou três vezes em segundo lugar e quatro vezes em terceiro na liga jugoslava. Ganhou por duas vezes a Taça da Jugoslávia.

No entanto, o Velež não é tão bem sucedido no campeonato bósnio. Passou mesmo muitas épocas apenas na segunda divisão. O Velež regressou à primeira liga em 2019, terminando num perfeito terceiro lugar na época 2020/2021 (dois pontos à frente do rival da cidade, o Zrinjski, que terminou em quinto lugar).

Os jogos mais recentes entre os rivais
Os jogos mais recentes entre os rivaisFlashscore

Atualmente, é o HŠK Zrinjski que tem mais sucesso, até ao ponto de o clube "croata" ser atualmente o atual campeão da Bósnia-Herzegovina e ter a hegemonia da última década. O Zrinjski conquistou o título da liga bósnia por seis vezes nas últimas dez épocas, tendo ficado em segundo lugar uma vez e em terceiro duas vezes (apenas numa das épocas acima referidas terminou em quinto lugar, atrás dos seus antigos rivais).

O FK Velež começou bem a época atual. Após as duas primeiras jornadas, tem quatro pontos. Zrinjski teve uma folga no início da época do campeonato para tentar lutar pela passagem à fase de grupos de uma das competições europeias. Perdeu por pouco com o Slovan Bratislava na segunda ronda da Liga dos Campeões e tem agora uma oportunidade na terceira ronda da Liga Europa, onde o seu adversário é o campeão islandês Breidablik. O Zrinjski vai iniciar o campeonato no dérbi de Mostar contra o FK Velež. O jogo será disputado na margem "croata" do rio Neretva.

Dérbis da semana

Quarta-feira, 9 de agosto

20:45 - Portugal - Supertaça (Supertaça)

Benfica-FC Porto

O Clássico

Dois dos maiores e mais bem sucedidos clubes do país defrontam-se numa disputa direta pela Supertaça. O Benfica, da capital Lisboa, conquistou historicamente 85 troféus, enquanto o rival Porto ganhou 84. O clássico não é, neste caso, geográfico, mas a rivalidade entre o Benfica e o FC Porto, bem como entre as duas maiores cidades de Portugal, é enorme.

Sexta-feira, 11 de agosto

19:00 - Países Baixos - Eerste Divisie (2.ª Liga)

Den Bosch-TOP Oss

Dérbi de Noordoost-Brabantse (Dérbi de Brabante do Nordeste)

O programa da segunda maior competição neerlandesa arranca com um dérbi entre o FC Den Bosch e o TOP Oss. Ambos os clubes estão sediados na parte nordeste da província de Brabante do Norte. O Den Bosch é da capital da província, 's-Hertogenbosch (cujo nome é simplificado para Den Bosch) e o TOP é da cidade de Oss, situada cerca de 20 quilómetros mais a leste.

Sábado, 12 de agosto

18:30 - Áustria - Bundesliga

LASK Linz-FC Blau Weiß Linz

Dérbi de Linz (Linz derby)

A primeira divisão austríaca terá outro dérbi citadino, além do dérbi de Viena, na época 2023/2024. O FC Blau-Weiß Linz foi promovido à Bundesliga pela primeira vez e vai tentar surpreender o LASK Linz, um clube que tem sido um dos melhores da Áustria nos últimos anos, no dérbi de Linzer.

18:30 - Irlanda - Divisão 1 (2ª divisão)

Longford Town-Athlone Town

Dérbi das Midlands

Na região de Midlands, na Irlanda (na parte central do país insular), os dois grandes rivais do futebol são atualmente as equipas da segunda divisão Longford Town e Athlone Town. Faltam 13 jornadas para o final da época. O Athlone está em posição de garantir um lugar no "play-off" de promoção à primeira divisão. O Longford está a apenas um ponto dos rivais na posição do play-off, a 6 pontos de distância.

19:00 - Polónia - Ekstraklasa

Widzew Lodz-LKS Lodz

Dérbi de Lodz (Derby de Lodz)

Lodz, no centro da Polónia, é a terceira maior cidade polaca, depois de Varsóvia e Cracóvia. Tem uma população de cerca de 670 000 habitantes e é a casa de dois grandes clubes de futebol - o Widzew Lodz e o LKS Lodz. O dérbi de Lodz regressa ao calendário da principal competição polaca após mais de 10 anos. O LKS Lodz foi promovido de novo à Ekstraklasa ao fim de três anos, enquanto o Widzew entrou para a principal competição há um ano (antes disso, jogou pela última vez na Ekstraklasa na época 2013/2014).

20:15 - Itália - Coppa Italia

Cagliari Calcio-Palermo FC

Dérbi delle Isole (Dérbi das Ilhas)

No início da época, a primeira ronda da Coppa Italia (Taça de Itália) terá o Dérbi delle Isole (Dérbi das Ilhas). O Cagliari Calcio, representante da Sardenha, é o favorito contra o Palermo, da Sicília. Na época anterior, os dois clubes disputaram a Série B (segunda divisão), mas os jogadores do Cagliari foram promovidos à Série A.

20:30 - Espanha - La Liga

Athletic Bilbao-Real Madrid

El Viejo Clásico (O Velho Clássico)

A rivalidade entre o basco Athletic Bilbao e o Real Madrid é conhecida como El Viejo Clásico. Durante muito tempo, foi o jogo mais disputado de sempre no futebol espanhol (até 2011, o número de jogos do El Viejo Clásico ultrapassou o El Clásico entre o Real e o Barcelona). O tradicional confronto será o primeiro jogo da liga da edição de 2023/2024 para o Athletic Bilbao e o Real.

21:00 - Argentina - Primera Nacional (2. Liga)Clube Atlético Atlanta-Chacarita Juniors

Clássico de Villa Crespo

El Clásico de Villa Crespo é o nome do clássico de futebol entre o Club Atlanta e o Chacarita Juniors, do bairro de Villa Crespo, em Buenos Aires. Atualmente, a equipa do Chacarita disputa os seus jogos no estádio do bairro de Villa Maipú, mas, entre os anos 20 e 40, os clubes estavam situados mesmo ao lado um do outro. Os seus campos eram separados apenas por um muro. Atualmente, o El Clásico de Villa Crespo disputa-se na segunda divisão argentina.

Domingo, 13 de agosto

17:30 - Bélgica - Jupiler Pro League

Charleroi-Standard Lutych

Dérbi da Valónia (Wallon derby)

A Bélgica está dividida em Flandres (no norte, onde se fala flamengo, um dialeto do neerlandês) e Valónia (no sul, onde predomina o francês). Esta fronteira é também evidente no futebol. Os clubes flamengos são mais bem sucedidos, enquanto os clubes valões são uma clara minoria no campeonato. Os participantes tradicionais na mais alta competição belga que representa a parte valã da Bélgica são o Royal Charleroi Sporting Club e o Standard Liège (Lutych em checo). O seu jogo é, por conseguinte, designado por "dérbi da Valónia". Os dois clubes entraram com o pé esquerdo na nova edição da Jupiler Pro League. O Charleroi tem um ponto ao fim de duas jornadas, enquanto o Lutych está sem qualquer ponto até ao momento.

21:30 - Paraguai - Primera División

Cerro Porteño-Club Olimpia

El Clásico del fútbol Paraguayo (El Clásico do futebol paraguaio)

O Clásico (ou Superclásico) do futebol paraguaio é uma batalha entre os dois clubes mais bem sucedidos e com a maior base de fãs espalhados pelo Paraguai. Trata-se do Club Cerro Porteño e do Club Olimpia, ambos sediados na capital Assunção. Desde 1913, os dois clubes já se enfrentaram em 450 partidas, com 161 vitórias do Olimpia, 154 do Cerro Porteño e 135 empates.

Segunda-feira, 14 de agosto

0:00 - Equador - Série A

SD Aucas-LDU Quito

Superclássico de Quito

A rivalidade entre os clubes equatorianos Aucas e LDU Quito, ambos sediados na capital equatoriana, é conhecida como o Superclássico de Quito. Em Quito, há outro grande clube, ainda mais bem-sucedido do que LDU e Aucas, o El Nacional. No entanto, é entre a LDU e o Aucas que se desenvolve a maior rivalidade da cidade. Na primeira fase da competição equatoriana, que é disputada no primeiro semestre do ano, LDU Quito e Aucas estavam separados por apenas dois pontos. A LDU Quito terminou na terceira posição, enquanto o Aucas ficou em quinto.