Mais

Esqui: Gut-Behrami supera dia mau para conquistar o título da Taça do Mundo

Lara Gut-Behrami festeja com o troféu geral após o slalom gigante de domingo
Lara Gut-Behrami festeja com o troféu geral após o slalom gigante de domingoProfimedia
Lara Gut-Behrami teve um dia mau na pista de Saalbach no domingo, mas acabou por ser coroada campeã da Taça do Mundo de esqui feminino.

A esquiadora suíça de 32 anos conquistou o segundo título geral, apesar de ter terminado apenas em 10.º lugar no slalom gigante que encerrou a época. Com este resultado, a medalhista de ouro olímpica do super-G leva uma vantagem inatacável para as duas últimas provas da Taça do Mundo, além de conquistar o seu primeiro título de slalom gigante.

"Hoje estava muito stressada porque queria mesmo ganhar este globo de cristal", disse a esquiadora com oito vitórias e 16 pódios nesta campanha: "Esquiei mal, mas no final consegui fazer o suficiente".

Sobre a conquista do seu primeiro título de slalom gigante, a juntar aos seus quatro globos de super-G, acrescentou: "É incrível, o gigante sempre foi importante para mim, por isso ganhar este globo é simplesmente fantástico!"

Gut-Behrami tem também como objetivo os títulos de super-G e de downhill e, se for bem sucedida, juntar-se-á a Mikaela Shiffrin, Lindsey Vonn e Tina Maze como as únicas mulheres na história a conquistar quatro títulos numa única época.

A corrida de domingo na final da Taça do Mundo foi para Federica Brignone, que vai para os dois últimos eventos com 208 pontos de atraso na classificação geral, com apenas 200 em jogo. Brignone terminou apenas 21 pontos atrás da sua rival suíça na luta pelo globo de cristal do slalom gigante.

Gut-Behrami garantiu as honras gerais oito anos depois do seu primeiro globo de cristal grande.

Para as provas de velocidade do próximo fim de semana na estância austríaca, Gut-Behrami tem uma vantagem de 69 pontos na classificação do super-G e de 68 pontos na descida sobre Conny Huetter e Stephanie Venier, respetivamente.

Gut-Behrami sucede a Shiffrin, que ganhou os dois últimos títulos e que terminou a época no sábado com o sucesso no slalom. A grande esquiadora norte-americana está ausente das duas últimas provas de velocidade, uma vez que ainda não recuperou totalmente da queda sofrida em Itália, em janeiro, que a deixou de fora durante seis semanas.

Para Gut-Behrami, esta tem sido uma época notável, 17 anos após a sua estreia na elite. Mas foi empurrada até ao final do slalom gigante para conquistar o título da disciplina pela sua rival Brignone, um ano mais velha.

Depois da vitória em Are, no fim de semana passado, a veterana italiana liderou a primeira corrida e manteve a calma na segunda, com um tempo combinado de dois minutos e 20,05 segundos. Em segundo lugar ficou Alice Robinson, da Nova Zelândia, com 1,36 segundos, e Thea Louise Stjernesund, da Noruega, com 1,67 segundos, completou o pódio.

Gut-Behrami ficou em oitavo lugar após a primeira corrida e em 10º após a segunda, sabendo que só precisava de terminar entre os 15 primeiros, atrás de Brignone, para conquistar dois dos quatro títulos que tem no seu radar.