Snooker: Wilson resiste à luta de Jones para conquistar o seu primeiro título mundial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Snooker: Wilson resiste à luta de Jones para conquistar o seu primeiro título mundial

Kyren Wilson absolutamente encantado com a sua vitória: ganhou o Campeonato do Mundo de Snooker
Kyren Wilson absolutamente encantado com a sua vitória: ganhou o Campeonato do Mundo de SnookerAFP
Kyren Wilson resistiu a uma luta e desempenho de Jak Jones para vencer o galês por 18-14 e conquistar o seu primeiro título mundial no Crucible.

Kyren Wilson, que está a disputar a sua segunda final do Campeonato do Mundo de Snooker, começou a jogar bem e chegou a uma vantagem de 7-0 no início do domingo. Mas depois veio o primeiro contra-ataque de Jones, que tinha recuperado uma desvantagem de cinco quadros quando o jogo foi interrompido durante a noite a 11-6.

Jones estava apenas 13-10 atrás a certa altura esta segunda-feira, mas Wilson ganhou quatro dos cinco quadros seguintes para se colocar a um quadro da vitória, 17-11. No entanto, Jones não se deixou abalar e venceu os três quadros seguintes na sua tentativa de se tornar o primeiro qualifier a ganhar o troféu desde que Shaun Murphy conseguiu o feito em 2005.

Mas isso foi o mais longe que ele poderia empurrar Wilson, que venceu o 32.º frame para um rugido de alívio no Crucible.

Recorde o jogo entre Kyren Wilson e Jak Jones

"Felicito o Kyren e a sua família", disse Jones à BBC Sport após a conclusão.

"Eles merecem-no muito. Se alguém o merece, é ele", acrescentou.

O galês disse que estava a perder por 7-0: "Eu não diria que tinha muita esperança. Pensei apenas em dar o meu melhor. Quando se está a jogar contra alguém tão sólido como o Kyren, que tem um jogo tão bom e completo, vai ser difícil recuperar de uma desvantagem dessas".

"Tem sido um torneio inacreditável para mim", continuou.

"Há cerca de um mês, estava a tremer no meu primeiro jogo de qualificação. Tem sido um longo mês, mas estou feliz com isso", assumiu.

"A minha mãe e o meu pai contraíram uma hipoteca e sacrificaram toda a sua vida para me trazerem aqui. O meu irmão e a minha mulher também. A lista não tem fim, é um enorme esforço de equipa", disse Wilson, de 32 anos, em lágrimas, antes de beijar o troféu de prata na presença da mulher e dos dois filhos. Wilson receberá um prémio monetário de 500.000 libras (cerca de 583.000 euros) pelo título do Campeonato do Mundo.

Não foi um bom torneio para os melhores jogadores

No Campeonato do Mundo deste ano, todos os dez melhores jogadores foram eliminados antes das meias-finais. O belga Luca Brecel, atual campeão, foi eliminado na primeira ronda, enquanto O'Sullivan teve de enterrar o sonho de conquistar o seu oitavo título de campeão mundial nos quartos de final.

Jones foi apenas o nono qualifier em 47 anos a chegar à final no venerável Crucible Theatre, sendo que apenas o seu compatriota galês Terry Griffiths (1979) e o inglês Shaun Murphy (2005) foram coroados campeões mundiais.